A Aprendizagem Experiencial no Curso de Administração Pública PNAP/EaD: Análise do Laboratório Aplicado de Administração Municipal (LAAM)

Autores/as

  • Julio Cesar Andrade de Abreu UFF - Universidade Federal Fluminense (PGDDP/PROFIAP e PPGA/MAP) http://orcid.org/0000-0002-4716-3902
  • Marcos Tanure SANABIO UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.679

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir a implantação do Laboratório Aplicado de Administração Municipal (LAAM) no âmbito dos cursos vinculados ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), pertencente ao Sistema UAB/Capes, bem como sua fundamentação teórica. Justifica-se tal iniciativa pela necessidade da utilização de práticas didático-pedagógicas com intensiva utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na modalidade EaD. Para tanto, este artigo tece uma breve discussão acerca da evolução do ensino a distância no País e da utilização das TIC na gestão pública. Como base teórica, é empregada a Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb. Por fim, procura-se caracterizar o LAAM e a sua aplicabilidade na condução das ações de EaD. Conclui-se que a implantação do LAAM, valendo-se das bases teóricas kolbianas, poderá apresentar instigante potencial de melhoria da formação dos gestores públicos, uma vez que os diferentes estilos de aprendizagem estarão presentes nas diferentes etapas de funcionamento do LAAM.

Palavras-chave: Aprendizagem experiencial. Administração pública. PNAP. LAAM.

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Publicado

2019-12-13

Cómo citar

Abreu, J. C. A. de, SANABIO, M. T., & Mendonça, R. R. S. de. (2019). A Aprendizagem Experiencial no Curso de Administração Pública PNAP/EaD: Análise do Laboratório Aplicado de Administração Municipal (LAAM). EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.679

Número

Sección

Artí­culo de investigación