Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.339Resumen
O presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.
Palavras-chave: Colles, Educação a distância, Avaliação, Pós-graduação, PNAP.
Social Constructivist Evaluation of an Experience in Distance Education: the use of Colles as Data Collection Instrument
Abstract
This study aims to evaluate the students expectations and experiences regarding the subject "The State and the contemporary problems", in Public Management post-graduation from the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF). For this, the application carried out the self-assessment questionnaire COLLES (Constructivist On-line Learning Environment Survey) checking for possible changes in perception and comparing the results before and after referring to the six dimensions: relevance, reflection, interaction, support tutors, peer support and understanding. The participants were 97 students in two different times at the beginning of classes, to meet the expectations of students and at the end of these, to have an understanding of experienced reality. The results showed that the students' experience overcame the negative assessment in all aspects presented, showing that some participants sentenced not have achieved the intended objectives.
Keywords: COLLES, Distance education, Evaluation, Postgraduate studies, PNAP.
Descargas
Citas
Abreu, M.C., & Masetto, M. T. (1990). O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 8. ed. São Paulo: MG Editores Associados.
Amado, P., & Veloso, A. (2014). Desafios de comunicação na dinamização do processo de interação numa Comunidade de Prática Online. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, Minho, Portugal.
Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29(2), p. 327-340. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&
pid=S1517-97022003000200010&lng=en&tlng=pt. Acesso em 22 jan. 2016
Brasil (2007). Referenciais de qualidade para a modalidade de educação superior a distância. Brasília: MEC.
Cassundé, F. R. S. A. (2015). Desenvolvimento de e-competências para o ensino na EaD e a influência das condições institucionais: um estudo em uma IES federal. Tese de doutorado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE.
Cunha, L. M. A. (2007). Modelos Rasch e escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, Lisboa.
Dougiamas, M., & Taylor, P. C. (2009). Moodle: using learning communities do create an open source course management system. In: L. Alves (Coord.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso. Salvador: EdUNEB.
Flick, U. (2004). Uma introdução í pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman.
Freire, P. (1979). Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Mallmann, E. M. (2009). Gestão de cursos de capacitação em EaD: potencialidades das ferramentas de pesquisa e avaliação. Anais do 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Fortaleza-CE, Brasil.
Prado, C., Vaz, D. R., & Almeida, D. M. (2011). Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64(6), p. 114-121. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600019&lng=en&tlng=pt. Acesso em 22 jan. 2016.
Possari, L. H. V., & Neder, M. L. C. (2009). Material didático para a EaD: processo de produção. Cuiabá: EdUFMT.
Ribeiro, E. N., Mendonça, G. A. A., & Mendonça, A. F. (2007). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios na EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007
AM.pdf. Acesso em 18 ago. 2008.
Schlosser, R. L. (2010). A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@ - Revista Digital da CVA-Ricesu, v. 6(22).
Taylor, P. C., & Maor, D. (2000). Accessing the efficacy of online teaching with the constructivist on-line learning environment survey. Paper apresentado no 9th Annual Teaching Learning Forum: Flexible Futures in Tertiary Teaching. Perth, Curtin University of Technology.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.