A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras tem impulsionado a adesão das universidades à educação a distância (EAD), situação especialmente favorecida com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é responder às demandas educacionais atuais, que são decorrentes de uma nova ordem econômica mundial. O que se tem percebido é um notório avanço do uso da EAD, tanto em instituições públicas como em particulares, representando a propagação de uma nova educação em concordância com a sociedade do conhecimento e as novas tecnologias. Assim, diante desse cenário educacional brasileiro, torna-se importante entender como o avanço da EAD aconteceu, a fim de conhecer as suas perspectivas e o modo como está sendo viabilizada pelas IES.

 

Palavras-chave:  Educação a distância. Ensino superior. Virtualização do ensino.

Biografia do Autor

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco

José Ricardo Costa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco
Professor Adjunto III do Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste (NG/CAA - UFPE) e professor do Programa de Pós-Graduação de Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Publicado
2014-05-25
Como Citar
Cassundé, F. R., & Mendonça, J. R. C. (2014). A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.207
Seção
Estudos de Caso