Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados

Autores

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Edson Gomes Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Laís da Silva Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adler Henrique Santos Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Graça Suely Gomes Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Tamiris Santana Pereira Cirilo Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.339

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.


Palavras-chave: Colles, Educação a distância, Avaliação, Pós-graduação, PNAP.

 



Social Constructivist Evaluation of an Experience in Distance Education: the use of Colles as Data Collection Instrument

Abstract
This study aims to evaluate the students expectations and experiences regarding the subject "The State and the contemporary problems", in Public Management post-graduation from the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF). For this, the application carried out the self-assessment questionnaire COLLES (Constructivist On-line Learning Environment Survey) checking for possible changes in perception and comparing the results before and after referring to the six dimensions: relevance, reflection, interaction, support tutors, peer support and understanding. The participants were 97 students in two different times at the beginning of classes, to meet the expectations of students and at the end of these, to have an understanding of experienced reality. The results showed that the students' experience overcame the negative assessment in all aspects presented, showing that some participants sentenced not have achieved the intended objectives.


Keywords: COLLES, Distance education, Evaluation, Postgraduate studies, PNAP.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta I do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Avaliadora ad hoc da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). Temas de interesses em pesquisa: Ensino e Pesquisa (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TICs ao processo ensino-aprendizagem) e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Prazer e sofrimento no trabalho, alienação no trabalho, QVT). Líder do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.

Edson Gomes Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Administração, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Laís da Silva Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Administração, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Adler Henrique Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Administração, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graça Suely Gomes Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Administração, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Tamiris Santana Pereira Cirilo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Administração, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Referências

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Cassundé, F. R., Silva, E. G., Santos, L. da S., Souza, A. H. S., Souza, G. S. G., & Cirilo, T. S. P. (2016). Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados. EaD Em Foco, 6(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.339

Edição

Seção

Artigos Originais

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