A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.207

Resumen

A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras tem impulsionado a adesão das universidades à educação a distância (EAD), situação especialmente favorecida com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é responder às demandas educacionais atuais, que são decorrentes de uma nova ordem econômica mundial. O que se tem percebido é um notório avanço do uso da EAD, tanto em instituições públicas como em particulares, representando a propagação de uma nova educação em concordância com a sociedade do conhecimento e as novas tecnologias. Assim, diante desse cenário educacional brasileiro, torna-se importante entender como o avanço da EAD aconteceu, a fim de conhecer as suas perspectivas e o modo como está sendo viabilizada pelas IES.

Palavras-chave: Educação a distância. Ensino superior. Virtualização do ensino.

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Biografía del autor/a

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco

José Ricardo Costa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto III do Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste (NG/CAA - UFPE) e professor do Programa de Pós-Graduação de Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Publicado

2014-05-25

Cómo citar

Cassundé, F. R., & Mendonça, J. R. C. (2014). A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.207

Número

Sección

Estudos de Caso

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