Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas

Autores/as

  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Fábio Castelo Branco Universidade Estadual do Ceará
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará
  • José Nelson Arruda Filho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.291

Resumen

A aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional.

Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional.


Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences Course

Abstract
Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice.
Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas EAD/UAB/Universidade Estadual do Ceará, Vice-Lí­der do Grupo de Pesquisa Tecnologias Educacionais e Educação a distância.

Publicado

2015-03-03

Cómo citar

Paixão, G. C., Henriques, A. C. P. T., Branco, F. F. C., Vidal, E. M., & Arruda Filho, J. N. (2015). Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.291

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a