Educação à Distância na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro: as Políticas Públicas e as Ações do Núcleo de Educação à Distância de 2005-2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2609

Palabras clave:

Políticas públicas, Educação a distância, Núcleo de educação a distância

Resumen

Este artigo explora a implementação da política de Educação à Distância no Brasil, particularmente na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 1996 e também, a efetivação da modalidade na instituição, buscando compreender como ela se consolidou ao longo do tempo. A pesquisa identificou os marcos históricos e regulatórios da modalidade, analisando sua materialização no estado do Paraná e consequentemente a relação com a instituição. Além disso, foi realizado um mapeamento das pesquisas de pós-graduação sobre o tema, oferecendo um panorama da produção acadêmica na área entre anos de 2005-2023. Com metodologias qualitativa, descritiva e exploratória, o estudo utilizou fontes bibliográficas e documentais. Os resultados revelam que a UNICENTRO expandiu, significativamente, a oferta de EaD ao longo de 20 anos, superando resistências iniciais e demonstrando um claro compromisso com a qualidade e a inclusão digital. A Educação a Distância consolidou-se como política institucional, havendo a necessidade de atenção contínua à mitigação da evasão e à melhoria da avaliação dos cursos para garantir a sustentabilidade e o aprimoramento da modalidade.


Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Núcleo de educação à distância.

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Biografía del autor/a

Patricia Maria Bonato, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Estudiante de Maestría en Educación del Programa de Postgrado en Educación-PPGE/UNICENTRO. Licenciado en CIENCIAS ECONÓMICAS por la Universidad Estatal del Medio Oeste (1999). Experiencia en el área de Administración y Economía con énfasis en Gestión Económica y Financiera. Estudió algunos cursos de pregrado en Matemáticas. Se inició en el área de Educación a Distancia de la UAB/UNICENTRO de Guarapuava-PR, en los cursos del Programa Nacional de Administración Pública del PNAP en la función Administrativa Financiera y en el mismo programa del PNAP como técnico en la Plataforma MOODLE. En educación superior como profesora titular de Economía en la UCP-Faculdades do Centro do Paraná en Pitanga y FACEOPAR en Laranjeiras do Sul. Actualmente trabaja en la NEAD en el área NPA/Audiovisual-UNICENTRO-Irati como asistente para la producción de videos educativos. y moderador de conferencias web para la plataforma Brasilia. Investigador educativo en el área de Políticas Públicas en EaD e Innovación en tecnologías asistivas.

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Publicado

2025-10-15

Cómo citar

Bonato, P. M., & Schneckenberg, M. (2025). Educação à Distância na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro: as Políticas Públicas e as Ações do Núcleo de Educação à Distância de 2005-2024. EaD Em Foco, 15(1), e2609. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2609

Número

Sección

Estudos de Caso

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