Educação à Distância na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro: as Políticas Públicas e as Ações do Núcleo de Educação à Distância de 2005-2024
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2609Palabras clave:
Políticas públicas, Educação a distância, Núcleo de educação a distânciaResumen
Este artigo explora a implementação da política de Educação à Distância no Brasil, particularmente na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 1996 e também, a efetivação da modalidade na instituição, buscando compreender como ela se consolidou ao longo do tempo. A pesquisa identificou os marcos históricos e regulatórios da modalidade, analisando sua materialização no estado do Paraná e consequentemente a relação com a instituição. Além disso, foi realizado um mapeamento das pesquisas de pós-graduação sobre o tema, oferecendo um panorama da produção acadêmica na área entre anos de 2005-2023. Com metodologias qualitativa, descritiva e exploratória, o estudo utilizou fontes bibliográficas e documentais. Os resultados revelam que a UNICENTRO expandiu, significativamente, a oferta de EaD ao longo de 20 anos, superando resistências iniciais e demonstrando um claro compromisso com a qualidade e a inclusão digital. A Educação a Distância consolidou-se como política institucional, havendo a necessidade de atenção contínua à mitigação da evasão e à melhoria da avaliação dos cursos para garantir a sustentabilidade e o aprimoramento da modalidade.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Núcleo de educação à distância.
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