Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: Combinando Qualidade com Inclusão, Inovação e Acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2573Palabras clave:
EaD, Acessibilidade, Formação de professores em educação especial., Tecnologia assistiva, Educação inclusivaResumen
Neste artigo, discute-se a formação inicial e continuada de professores em Educação Especial na modalidade Educação a Distância (EaD) no estado do Rio de Janeiro. Em termos metodológicos, seguiram-se os princípios da pesquisa qualitativa, com análise de documentos produzidos em dois cursos oferecidos por instituições públicas: um de graduação em Educação Especial e outro de especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica. A análise dos dados evidenciou, entre outros pontos, que os projetos pedagógicos de ambos os cursos têm foco no papel da dialogicidade e da mediação nos processos educacionais. Essa abordagem proporcionou maior participação dos estudantes nas atividades de ensino e menor taxa de evasão, se comparada a outros cursos nacionais. A pesquisa também revelou que a metodologia inovadora em EaD, com atividades síncronas e assíncronas, pode ser considerada bastante exitosa na formação de professores em Educação Especial nessa modalidade, combinando qualidade, inclusão e acessibilidade.
Palavras-chave: EaD. Formação de professores em educação especial. Educação inclusiva. Tecnologia assistiva. Acessibilidade.
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