A Cultura Cartográfica das Crianças: Aprendizagem informal e Multiletramentos na Cartografia pelas Telas Digitais

Informal Learning and Multiliteracies in Cartography through Digital Screens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2433

Palabras clave:

Cultura cartográfica, Aprendizagem informal, Autorias cartográficas infantis, Multiletramentos na cartografia, Telas digitais

Resumen

Este artigo investiga como as crianças desenvolvem uma cultura cartográfica por meio de interações com telas digitais, explorando práticas espontâneas em ambientes informais. O estudo parte da análise de pesquisas anteriores e artefatos infantis, como mapas criados em aplicativos, jogos e influenciados por desenhos animados e experiências cotidianas. A investigação destaca o conceito de Multiletramentos na Cartografia, que envolve a interpretação de múltiplos signos e linguagens nas interfaces digitais, ampliando a compreensão dos mapas além do ensino formal. A metodologia aplicada é qualitativa, com foco na análise de conteúdo de mapas produzidos por crianças, identificando como as mídias interativas ajudam a moldar a percepção espacial e as práticas culturais infantis. A pesquisa conclui que esses ambientes digitais não apenas complementam o aprendizado tradicional, mas promovem novas formas de protagonismo espacial, sugerindo a importância de reconhecer e integrar essas práticas digitais na educação.  

 

Palavras-chave: Cultura cartográfica. Aprendizagem informal. Autorias cartográficas infantis. Multiletramentos na cartografia. Telas digitais. 

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Publicado

2025-10-07

Cómo citar

Lobato, R. (2025). A Cultura Cartográfica das Crianças: Aprendizagem informal e Multiletramentos na Cartografia pelas Telas Digitais: Informal Learning and Multiliteracies in Cartography through Digital Screens. EaD Em Foco, 15(1), e2433. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2433

Número

Sección

Estudos de Caso