Jogos e Geometria no Ensino Médio: um Mapeamento Sistemático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2366

Palabras clave:

Aprendizagem baseada em jogos, Geometria, Ensino médio

Resumen

O conhecimento e as habilidades desenvolvidas pela geometria gráfica são essenciais para a resolução de problemas, sendo cruciais na formação de profissionais em diversas áreas. Para que o ensino de geometria seja efetivo, é fundamental o uso de recursos didáticos que facilitem a compreensão dos conteúdos. Nesse contexto, destacamos a utilização de jogos como uma estratégia capaz de promover a aprendizagem pelo lúdico. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático com o objetivo de compreender o estado da arte das investigações que relacionam a Aprendizagem Baseada em Jogos com o Ensino de Geometria no Ensino Médio. Os resultados da pesquisa revelaram lacunas e direções para apoiar pesquisas futuras, incluindo os principais conteúdos de geometria explorados em jogos, os diferentes tipos de jogos utilizados, e os métodos predominantes de coleta de dados em atividades com jogos.

 

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos. Geometria. Ensino médio.

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Biografía del autor/a

Daniel Nipo, Universidade Federal de Pernambuco

NIPO, D. T. é Brasileiro, graduado em Design de Jogos Digitais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU,  Graduado em Lic. em Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,  Mestre e Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. É servidor de carreira da Prefeitura da Cidade do Recife na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde atua como coordenador pedagógico na área de tecnologias e jogos educacionais, compondo a equipe do Setor de Educação Ambiental. 

Andiara Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

LOPES, A. V. F. é brasileira, professora do Departamento de Expressão Gráfica, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) e Pesquisadora do LABGRAF - Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica, na Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino da geometria gráfica com uso de tecnologias.

Deleon Silva, Universidade Federal de Pernambuco

SILVA, D. B. R. É brasileiro, graduado em Licenciatura em Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, técnico em Edificações pela escola técnica SENAI Água Fria, técnico em Programação de Jogos Digitais pela faculdade Estácio de Sá, técnico em Computação Gráfica pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Olinda. Atua como autônomo, participando de projetos de produção digital na área de prototipagem.

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

Nipo, D., Lopes, A., & Silva, D. (2024). Jogos e Geometria no Ensino Médio: um Mapeamento Sistemático. EaD Em Foco, 14(1), e2366. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2366

Número

Sección

Estudos de Caso