Aprendizagem Baseada em Jogos e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2297

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Aprendizagem Baseada em Jogos, Ensino Fundamental, Mapeamento Sistemático

Resumo

O Pensamento Computacional consiste em habilidades, baseadas na Ciência da Computação, que auxiliam na resolução de problemas. O desenvolvimento de Pensamento Computacional pode ser estimulado através de diversos recursos, dentre eles os jogos digitais. Os jogos digitais se destacam como parte do cotidiano das pessoas, são capazes de motivar quando usados no ensino e aprendizagem, aumentando o interesse dos alunos. Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura, tendo como questão central "Qual o estado atual das pesquisas científicas centradas nas relações entre Aprendizagem Baseada em Jogos e Pensamento Computacional no contexto do ensino fundamental?". Os achados do mapeamento revelaram tendências e lacunas a serem exploradas em pesquisas futuras.

 

Palavras-chave: Pensamento computacional. Aprendizagem baseada em jogos. Ensino fundamental. Mapeamento sistemático.

 

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Nipo, D., Rodrigues, R., & França, R. (2024). Aprendizagem Baseada em Jogos e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: um Mapeamento Sistemático da Literatura . EaD Em Foco, 14(1), e2297. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2297

Edição

Seção

Estudos de Caso

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