Contribuições e Limitadores no Uso de Metodologias Ativas no Ensino Semipresencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2332

Palabras clave:

Metodologias ativas, Teoria do consenso, Ensino semipresencial

Resumen

O objetivo do presente estudo foi avaliar contribuições, limitadores e fatores geradores de interesse e engajamento dos acadêmicos e docentes nas metodologias ativas. Considerou-se a percepção dos acadêmicos dos cursos de graduação de uma universidade comunitária catarinense e para atendimento ao objetivo, utilizou-se a teoria do consenso e o fator de importância. A pesquisa foi conduzida mediante protocolo quantitativo, expressando a percepção de 155 acadêmicos, acerca do ensino semipresencial. No que tange aos resultados, ficou evidenciado que há equilíbrio e consenso moderado na maioria das variáveis estudadas, com destaque aos fatores de interesse e engajamento dos acadêmicos por aulas que envolvem metodologias ativas na modalidade semipresencial em que o consenso superou 60% nas alternativas avaliadas. Verifica-se também que a utilização dessas metodologias nas aulas promove o espírito investigativo e contribui para apropriação de conhecimentos, mas aponta a necessidade de maior participação por parte dos acadêmicos, o que requer uma mudança de postura. Ressalta-se também que a dificuldade dos acadêmicos perceberem a articulação entre a teoria e prática é um aspecto que precisa ser avaliado visto que é uma das propostas da adoção dessas metodologias, evidenciando que os acadêmicos têm suas expectativas centradas na relevância do papel do professor como gestor nesse processo.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Teoria do consenso. Ensino semipresencial. 

 

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Biografía del autor/a

Liandra Pereira, Universidade da Região de Joinville

 

 

 

 

 

 

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Publicado

2024-09-26

Cómo citar

Fietz, E., Pereira, L., Kroenke, A., & Hein, N. (2024). Contribuições e Limitadores no Uso de Metodologias Ativas no Ensino Semipresencial. EaD Em Foco, 14(1), e2332. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2332

Número

Sección

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