As Barreiras da Criatividade dos Egressos do Ensino Superior EAD e Presencial
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.965Resumo
A criatividade está presente em nosso dia a dia. Ela se destaca tanto nos
ambientes pessoais, assim como nos escolares e profissionais. Com este artigo, tem-
se o objetivo de verificar se há barreiras na criatividade dos egressos do ensino
superior nas modalidades de ensino EAD (Ensino a distância) e presencial,
pluricurriculares. Para isso, foi aplicado um questionário por escala likert de 7 pontos
para 283 egressos do ensino superior. Realizou-se o embasamento teórico sobre
criatividade e o indivíduo, suas barreiras elencadas em quatro construtos,
inibição/timidez; falta de tempo/oportunidade; repressão Social; falta de motivação.
Os dados foram analisados através de correlação, obtendo, como resultado das
análises dos dados, a indicação de que ambos os ensinos se correlacionam de forma
positiva quanto às barreiras do desenvolvimento da criatividade para o Ensino
Presencial e Ensino EAD. Há de se considerar que o Ensino EAD ainda se mostra com
resultados superiores, sendo possível encontrar fundamentos adicionais e explicações
mais detalhadas sobre o tema.
Palavras-chave: Criatividade. Ensino superior. Ensino a distância. Ensino presencial.
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