Competência em Informação para a EaD: Contribuições para o Processo de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2285Palabras clave:
Educação a distância, Competência em informação, Comportamento Informacional, Aprendizagem, Aprendizagem AutônomaResumen
O trabalho investiga as inter-relações entre Educação a Distância e Competência em Informação, apresentando contribuições do desenvolvimento de competência em informação para o processo de aprendizagem na EaD. A aprendizagem de estudantes na EaD é desafiadora, exigindo um conjunto de habilidades para construção da autonomia e aprendizado independente, aspecto também discutido no campo de Ciência da Informação, a partir da competência em informação. Essa competência está relacionada à aptidão para busca, uso e manejo de informações, tornando os indivíduos aptos a procurar, interpretar e utilizar informações de qualidade para construir seu próprio conhecimento, estando estreitamente relacionado aos objetivos da EaD. A pesquisa tem caráter bibliográfico com análise qualitativa da literatura recuperada, correlacionando padrões de competência em informação com diretrizes de competência para EaD. Sugere-se, a partir da investigação, que ao adquirir competência em informação, o indivíduo altera o seu comportamento informacional e o manejo que faz da informação, tornando-se apto a interpretar e construir melhor a sua aprendizagem na EaD.
Palavras-chave: Educação a distância. Competência em informação. Comportamento informacional. Aprendizagem. Aprendizagem autônoma.
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