Identificação dos Aspectos Sociais e Afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2269

Palabras clave:

Resiliência, Ensino superior, Ambiente virtual de aprendizagem, Competências socioafetivas

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar os aspectos sociais e afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de discentes do ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem. À medida que os estudantes enfrentam adversidades acadêmicas, a adaptação a novos ambientes e as demandas emocionais e sociais, torna-se evidente a necessidade de construir competências socioafetivas. Contudo, é fundamental investigar quais são os aspectos sociais e afetivos que podem impactar na construção da resiliência do estudante. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma avaliação com especialistas em competências socioafetivas e educação a distância, abrangendo 119 itens de sete escalas e questionários de resiliência, juntamente com o conjunto dos elementos de conhecimentos, habilidades e atitudes dessa competência. Desse modo, os resultados revelaram a importância dos aspectos afetivos e sociais: confiança, esforço, animado, entusiasmo, interesse, serenidade, realização, esperança, satisfeito, orgulho, abertura, independência e colaboração. Logo, esses resultados fornecem uma visão abrangente dos aspectos que podem influenciar a construção da Competência Socioafetiva Resiliência, enfatizando a interconexão desses indicadores e sua importância para os estudantes enfrentarem as adversidades oriundas das relações estabelecidas em ambiente virtual de aprendizagem, especialmente na educação a distância.  

 

Palavras-chave: Ensino superior. Ambiente virtual de aprendizagem. Competências socioafetivas. Resiliência.

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Publicado

2024-04-17

Cómo citar

Vivian, R. L., Machado, L. S. R., & Behar, P. A. (2024). Identificação dos Aspectos Sociais e Afetivos da Competência Socioafetiva Resiliência de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem. EaD Em Foco, 14(1), e2269. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2269

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