Educação a Distância na Modernidade Líquida: uma Reflexão na Perspectiva Bauniana
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2262Palabras clave:
Modernidade líquida - Zygmunt Bauman, Educação a distância, Educação líquidaResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o conceito de modernidade líquida baumaniana com a modalidade educação à distância (EAD) incorporada às transformações socioeconômicas e culturais em tempos líquidos na educação. O conceito de modernidade líquida conduz o modo de vida sem critérios, e ou modelos a seguir. É uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva – exploratória e quanto aos meios, essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, a qual foi realizada a partir da consulta em publicações de Zygmunt Bauman e autores afins. A educação em tempos líquido-modernos precisa acompanhar as mudanças sociais buscando novas diretrizes e posicionamentos. A fase líquida moderna relatada por Bauman vem se desdobrando desde a segunda metade do século XX, sofrendo mudanças nos contextos políticos que influenciam diretamente no comportamento dos indivíduos entres eles a forma do trabalho, as relações interpessoais, a cultura e a educação.
Palavras-chave: Modernidade líquida - Zygmunt Bauman. Educação a distância. Educação líquida.
Descargas
Citas
BARÔNIO, J. Educação a distância na modernidade líquida: uma análise descritiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123720/ 000832852. pdf?sequence=1&isAllowed=y - Acesso em: 12 set. 2022.
BAUMAN, Z. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014
BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes: Sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2021.
BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.
BAUMAN, Z. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008a.
BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BELLONI, B. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano 23, n.78, abr. p. 117-142, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?format=pdf&lang=pt - Acesso em: 07 set. 2022.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_ 03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm - Acesso em: 3 jun. 2023.
DÜRKS, D. B.; SILVA, S. P. de. A educação na sociedade líquido-moderna: reflexões sobre os escritos de Zygmunt Bauman. 2015. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/4742/3938 - Acesso em: 15 set. 2022.
FERREIRA, D. M.; MOURÃO, L. Panorama da educação a distância no ensino superior brasileiro. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 247-280, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ metaavaliacao/article/download/2318/pdf - Acesso em: 15 set. 2022.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, v.9, n.2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 - Acesso em: 31 jun. 2022.
GOMES, D. O que é EAD? Conceito, características, vantagens e muito mais!IN: Blog Sambatech, 2021. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/o-que-e-ead/ - Acesso em: 31 jun. 2022.
HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
GARUTTI, A. M. M. G. Educação e mídias em tempos de modernidade líquida. In: Anais VII CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/68408 -Acesso em: 15 maio 2023.
KAFER, D. K.; OLIVEIRA, F. M. Considerações sobre o ensino à distância em tempos líquidos e pandêmicos. 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/ salaoconhecimento/article/view/20702/1941 - Acesso em: 15 maio 2023.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LEITE, G. Modernidade líquida e incertezas sólidas. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 22, n. 4948, 17 jan. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/55092 - Acesso em: 25 mar. 2020.
LEÃO, I. Z. C. C.; CASTRO, D. A propósito de o mal-estar da pós-modernidade, de Zygmunt Bauman. Revista Economia & Tecnologia (RET), v. 9, n.4, p. 137-148, out./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/ret/article/download/32947/ 22620 - Acesso em: 11 set. 2022.
LITWIN, E. (org). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MALANCHEN, J. Inclusão Social por meio da EAD: Realidade ou Ilusão? Rev. Ideação, Paraná, v.9, n.1, p.135-146, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/ article/view/3963/3070 - Acesso em: 11 set. 2022.
MARIANO, M. R. de L.; SANTOS, R. M. R. dos. Cultura digital e as mediações pedagógicas. In: III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA, Diálogos sobre EaD e uso das TDIC na educação: regulamentação em tempos recentes 3 a 6 de novembro de 2020 - Brasília/DF, 2020.
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/seadco/article/view/14690 - Acesso em: 11 set. 2022.
MOLON, J. et al. Docência em tempos de alta transição tecnológica: um ensaio teórico a partir da obra modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, v.10, n.23, 2020.Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13658 - Acesso em: 11 set. 2022.
PONTES, M. M. e. Zygmunt Bauman e a cultura na modernidade líquida. Revista PLURAIS, v.4, n.2, 2014. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/ article/view/2888 - Acesso em: 13 set. 2022.
PORCHEDDU, A. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n.137, p.661-684, maio/ago., 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/36mz FFtbtvXDhmsjtqDWcdG/ - Acesso em: 11 set. 2022.
RIGO, R. M. Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. 10, ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2000-0.pdf - Acesso em: 11 set. 2022.
RIOS, J. A. R.; PIMENTEL, R. G. Educação a distância é o seu grande desafio: o educando como sujeito de sua própria aprendizagem. Disponível em: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/ extensao2012_1/disciplinas/2012/ cft/docs/texto_1_aula_5.pdf> - Acesso em: 11 set. 2022.
SALES, M. V. S.; NONATO, E. do M. S. Educação a distância e currículo: hipertexto como perspectiva de flexibilidade e design pedagógico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.2, p. 616-645 abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/2131 - Acesso em: 07 set. 2022.
SANTOS, B. L.; BOAS, A. M. V.; GUSMÃO, A. D. F. Educação e sociedade: a missão de educar na modernidade líquida. In: Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 15, p. 1-16, maio, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9938 - Acesso em: 11 set. 2022.
SANTOS, R. O. et al. O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem na educação a distância. In: ESUD - XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital, 2018, Natal. Anais do ESUD - 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/39751063/O_%20USO_DAS_METODOLOGIAS_ATIVAS_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_A_DIST%C3%82NCIA - Acesso em: 15 maio 2023.
SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade, v.34, n.2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8300 - Acesso em: 15 maio 2023.
SILVA, A. C. R. de. Educação a distância e seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. In: Congresso ABED 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm - Acesso em: 15 maio 2023.
SILVA, R. B.; MENDES, J. P. S.; ALVES, R. dos S. L. O conceito de líquido em Zygmunt Bauman: contemporaneidade e produção de subjetividade. Athenea Digital, v.15, n.2, p.249-264, jul. 2015. Disponível em: https://atheneadigital.net/ article/view/v15-n2-silva-mendes-alves - Acesso em: 07 set. 2022.
SOARES, M. I. de C. Leitura e práticas de pesquisa. In: MEDEIROS, I. M. da C. et al. (Org.). Diálogos sobre a educação profissional e tecnológica: saberes, metodologia e práticas pedagógicas. Colatina: Ifes, 2011.
SOUZA, C. M. de; SOUZA, R. A. de L. e; TEIXEIRA, A. F. Reflexões acerca do sócio-interacionismo no Moodle. Revista Multidisciplinar, 2013. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Reflex%C3%B5es-acerca-do-s%C3%B3cio-interacionismo-no-moodle.pdf - Acesso em: 07 set. 2022.
SOUZA, A. R. B. de; SARTORI, B. A. S.; ROESLER, C. J. Mediação pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n.24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321284805_MEDIACAO_PEDAGOGICA_NA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_entre_enunciados_teoricos_e_praticas_construidas - Acesso em: 07 set. 2022.
VARGAS, C. P. Educação líquida? o método ead e o virtualismo no contexto educacional: um diálogo com Zygmunt Bauman. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 13, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/ index.php/revistainstrumento/ article/view/18709 - Acesso em: 07 set. 2022.
VESCOVI NETO, H.; NOBRE I. A. M. Produção de Material Digital como diferencial no processo de ensino-aprendizagem, 2011 p. 85-100. In: NOBRE, Isaura Alcina M. et al. Informática na Educação: um caminho de possibilidades, Espírito Santo: Editora Ifes, 2011.
YAMAUCHI, C. R. de O. Ensino a distância: a educação como forma de espetáculo. Contemporânea –Revista de Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 3, mai./jun. 2022. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php /home/article/view/188 - Acesso em: 07 set. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.