Distance Education in Liquid Modernity: a Reflection from the Baunian Perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2262

Keywords:

Liquid modernity - Zygmunt Bauman, Distance education, Liquid education

Abstract

This article aims to analyze the relationships between the Baumanian concept of liquid modernity, and the distance education modality (EAD) incorporated into socioeconomic and cultural transformations in liquid times in education. The concept of liquid modernity leads the way of life without criteria, and or models to follow. It is qualitative research, of the descriptive - exploratory type and as for the means, this research is classified as bibliographical, which was carried out from the consultation in publications of Zygmunt Bauman and related authors. Education in liquid-modern times needs to keep up with social changes, seeking new guidelines and positions. The liquid modern phase reported by Bauman has been unfolding since the second half of the twentieth century and undergoing changes in political contexts that directly influence the behavior of individuals, including the way of working, interpersonal relationships, culture and education.

 

Keywords: Liquid modernity - Zygmunt Bauman. Distance education. Liquid education.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARÔNIO, J. Educação a distância na modernidade líquida: uma análise descritiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123720/ 000832852. pdf?sequence=1&isAllowed=y - Acesso em: 12 set. 2022.

BAUMAN, Z. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014

BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes: Sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2021.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BAUMAN, Z. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008a.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BELLONI, B. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano 23, n.78, abr. p. 117-142, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?format=pdf&lang=pt - Acesso em: 07 set. 2022.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_ 03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm - Acesso em: 3 jun. 2023.

DÜRKS, D. B.; SILVA, S. P. de. A educação na sociedade líquido-moderna: reflexões sobre os escritos de Zygmunt Bauman. 2015. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/4742/3938 - Acesso em: 15 set. 2022.

FERREIRA, D. M.; MOURÃO, L. Panorama da educação a distância no ensino superior brasileiro. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 247-280, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ metaavaliacao/article/download/2318/pdf - Acesso em: 15 set. 2022.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, v.9, n.2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 - Acesso em: 31 jun. 2022.

GOMES, D. O que é EAD? Conceito, características, vantagens e muito mais!IN: Blog Sambatech, 2021. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/o-que-e-ead/ - Acesso em: 31 jun. 2022.

HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

GARUTTI, A. M. M. G. Educação e mídias em tempos de modernidade líquida. In: Anais VII CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/68408 -Acesso em: 15 maio 2023.

KAFER, D. K.; OLIVEIRA, F. M. Considerações sobre o ensino à distância em tempos líquidos e pandêmicos. 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/ salaoconhecimento/article/view/20702/1941 - Acesso em: 15 maio 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEITE, G. Modernidade líquida e incertezas sólidas. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 22, n. 4948, 17 jan. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/55092 - Acesso em: 25 mar. 2020.

LEÃO, I. Z. C. C.; CASTRO, D. A propósito de o mal-estar da pós-modernidade, de Zygmunt Bauman. Revista Economia & Tecnologia (RET), v. 9, n.4, p. 137-148, out./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/ret/article/download/32947/ 22620 - Acesso em: 11 set. 2022.

LITWIN, E. (org). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MALANCHEN, J. Inclusão Social por meio da EAD: Realidade ou Ilusão? Rev. Ideação, Paraná, v.9, n.1, p.135-146, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/ article/view/3963/3070 - Acesso em: 11 set. 2022.

MARIANO, M. R. de L.; SANTOS, R. M. R. dos. Cultura digital e as mediações pedagógicas. In: III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA, Diálogos sobre EaD e uso das TDIC na educação: regulamentação em tempos recentes 3 a 6 de novembro de 2020 - Brasília/DF, 2020.

Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/seadco/article/view/14690 - Acesso em: 11 set. 2022.

MOLON, J. et al. Docência em tempos de alta transição tecnológica: um ensaio teórico a partir da obra modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, v.10, n.23, 2020.Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13658 - Acesso em: 11 set. 2022.

PONTES, M. M. e. Zygmunt Bauman e a cultura na modernidade líquida. Revista PLURAIS, v.4, n.2, 2014. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/ article/view/2888 - Acesso em: 13 set. 2022.

PORCHEDDU, A. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n.137, p.661-684, maio/ago., 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/36mz FFtbtvXDhmsjtqDWcdG/ - Acesso em: 11 set. 2022.

RIGO, R. M. Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. 10, ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2000-0.pdf - Acesso em: 11 set. 2022.

RIOS, J. A. R.; PIMENTEL, R. G. Educação a distância é o seu grande desafio: o educando como sujeito de sua própria aprendizagem. Disponível em: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/ extensao2012_1/disciplinas/2012/ cft/docs/texto_1_aula_5.pdf> - Acesso em: 11 set. 2022.

SALES, M. V. S.; NONATO, E. do M. S. Educação a distância e currículo: hipertexto como perspectiva de flexibilidade e design pedagógico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.2, p. 616-645 abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/2131 - Acesso em: 07 set. 2022.

SANTOS, B. L.; BOAS, A. M. V.; GUSMÃO, A. D. F. Educação e sociedade: a missão de educar na modernidade líquida. In: Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 15, p. 1-16, maio, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9938 - Acesso em: 11 set. 2022.

SANTOS, R. O. et al. O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem na educação a distância. In: ESUD - XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital, 2018, Natal. Anais do ESUD - 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/39751063/O_%20USO_DAS_METODOLOGIAS_ATIVAS_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_A_DIST%C3%82NCIA - Acesso em: 15 maio 2023.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade, v.34, n.2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8300 - Acesso em: 15 maio 2023.

SILVA, A. C. R. de. Educação a distância e seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. In: Congresso ABED 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm - Acesso em: 15 maio 2023.

SILVA, R. B.; MENDES, J. P. S.; ALVES, R. dos S. L. O conceito de líquido em Zygmunt Bauman: contemporaneidade e produção de subjetividade. Athenea Digital, v.15, n.2, p.249-264, jul. 2015. Disponível em: https://atheneadigital.net/ article/view/v15-n2-silva-mendes-alves - Acesso em: 07 set. 2022.

SOARES, M. I. de C. Leitura e práticas de pesquisa. In: MEDEIROS, I. M. da C. et al. (Org.). Diálogos sobre a educação profissional e tecnológica: saberes, metodologia e práticas pedagógicas. Colatina: Ifes, 2011.

SOUZA, C. M. de; SOUZA, R. A. de L. e; TEIXEIRA, A. F. Reflexões acerca do sócio-interacionismo no Moodle. Revista Multidisciplinar, 2013. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Reflex%C3%B5es-acerca-do-s%C3%B3cio-interacionismo-no-moodle.pdf - Acesso em: 07 set. 2022.

SOUZA, A. R. B. de; SARTORI, B. A. S.; ROESLER, C. J. Mediação pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n.24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321284805_MEDIACAO_PEDAGOGICA_NA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_entre_enunciados_teoricos_e_praticas_construidas - Acesso em: 07 set. 2022.

VARGAS, C. P. Educação líquida? o método ead e o virtualismo no contexto educacional: um diálogo com Zygmunt Bauman. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 13, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/ index.php/revistainstrumento/ article/view/18709 - Acesso em: 07 set. 2022.

VESCOVI NETO, H.; NOBRE I. A. M. Produção de Material Digital como diferencial no processo de ensino-aprendizagem, 2011 p. 85-100. In: NOBRE, Isaura Alcina M. et al. Informática na Educação: um caminho de possibilidades, Espírito Santo: Editora Ifes, 2011.

YAMAUCHI, C. R. de O. Ensino a distância: a educação como forma de espetáculo. Contemporânea –Revista de Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 3, mai./jun. 2022. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php /home/article/view/188 - Acesso em: 07 set. 2022.

Published

2024-08-30

How to Cite

Caetano, A. M. P., Achilles , D., & Sabbag, D. (2024). Distance Education in Liquid Modernity: a Reflection from the Baunian Perspective. EaD Em Foco, 14(2), e2262. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2262