Instrumento para Avaliação de User Experience em Serviços de Educação Superior a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2214Palabras clave:
Experiência do usuário, Educação superior a distância, Design de serviçosResumen
Considerando a expansão de serviços de Educação Superior a Distância (ESaD) e a necessidade de sua avaliação por meio de instrumentos validados, esta pesquisa propõe um instrumento voltado para mensurar a Experiência do Usuário (Ux) em tal contexto. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualiquantitativa, exploratória e descritiva, composta de (I) Etapa teórica (mapeamento de dimensões e fatores de Ux); (II) Definição do instrumento piloto (mapeamento de personas e experiência, definição do construto e do modelo piloto, validação do conteúdo com especialistas (n=8) e usuários (n=12) e (III) Validação (aplicação do instrumento / n=181), análise de fatores e consistência interna). Como resultado, foi proposta a EASE-Ux (Escala de Avaliação de Serviços de Educação a Distância pela Experiência do Usuário), constituída de 31 itens organizados nas dimensões de “Elementos Centrais” (itens relacionados à Estrutura tecnológica do polo, Tutoria, Disciplinas e conteúdo, Material didático e Imagem final) e “Elementos de apoio” (itens relacionados à Comunicação, Processos, Tecnologia, Suporte, Estrutura física do polo e Imagem prévia). As análises de validade e confiabilidade indicaram que o instrumento mensura de forma concisa o construto, podendo fornecer dados voltados para a melhoria do serviço. O estudo também contribui para a literatura de Ux e de serviços, abrindo possibilidades para novas pesquisas relacionadas aos temas.
Palavras-chave: Design de serviços. Educação superior a distância. Experiência do usuário.
Descargas
Citas
BEHAR, P. A. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review, Vol. 86, n.6, p. 84-92. 2008.
Carvalho, J. J. et al. A concorrência schumpeteriana de mercado na oferta de serviços educacionais de ensino superior. Brazilian Journal of Development, v.6, n.9, p.73436–73454. 2020.
FERRANDO, P. J.; LORENZO-SEVA, U. Assessing the quality and appropriateness of factor solutions and factor score estimates in exploratory item factor analysis. Educational and Psychological Measurement, n.78, pp. 762-780. 2018.
FITZSIMMONS, J.; FITZSIMMONS, M. Administração de Serviços: operações estratégias e tecnologia de informações. São Paulo: Bookman 2014.
GOODMAN, E.; KUNIAVSKY, M.; MOED, A. Observing the user experience: a practitioner's guide to user research. 2 ed. Amsterdam: Elsevier, Morgan Kaufmann, 2012.
HAN, S. et al. Usability of consumer electronic products. International Journal of Industrial Ergonomics. v. 28, p. 143–151, 2001.
HAIR, J.F. et al. Multivariate Data Analysis. 8 ed., Cengage Learning, Londres. 2018.
HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contributions to Statistical Analysis. Mérida: Universidad de Los Andes. 119p. 2002.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados - Acesso em: 02 dez. de 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados - Acesso em: 15 mar. de 2023.
KRIPPENDORFF, K. The semantic turn: a new foundation for design. Boca Raton: Taylor&Francis, 2006.
LUNA, F. D. S. Instituições de ensino superior brasileiras e sua jornada para a transformação digital. Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
MAGER, B. Service Design as an emerging field. In: MIETTINEN, S.; KOIVISTO, M. (Ed.). Designing Services with innovative methods. Keuruu: University of Art and Design Helsinki, v.1, p.28-43. 2009.
MINAYO, M. C. S. et al. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In. MINAYO, M. C. de S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro; Editora Fiocruz, 2005, p.71-104.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: sistemas de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
NIELSEN, J.; NORMAN, D. The Definition of User Experience. In: Nielsen Norman Group. Evidence-Based User Experience Research, Training, and Consulting. [site]. Fremont, CA, 2014. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience - Acesso em: 20 jan. de 2021.
PARASURAMAN, A. et al. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, vol. 49, n.4, p. 41-50, 1985.
PASQUALI, L. Princípios de Elaboração de Escalas Psicológicas. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 25, n. 5, p. 206–213, 1998.
PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
RAMOS, M. et al. Design de Serviços e Experiência do Usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. DAPesquisa, v.11, n.16, p.105-1023, agosto 2016.
RIVERO, L.; CONTE, T. A systematic mapping study on research contributions on UX evaluation technologies. In.: Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC), Joinville, Brazil. 2017.
ROSA, G. S.; GUIMARÃES, T. B. C; GODINHO, L. A. C. Da gestão da inovação ao design de serviços: articulações e conexões. Curitiba, v. 5, n.11, p.24415-24438, nov. 2019.
ROSSITER, J. The C-OAR-SE procedure for scale development in marketing. International Journal of Research in Marketing, 19(4), 305-335. 2002.
SAFFER, D. Designing for interaction: creating smart application and clever devices. Berkeley: New Riders, 2007.
SCHIFFERSTEIN, H.; HEKKERT, P. Product Experience. London: Elsevier, 2008.
TULLIS T., ALBERT B. Measuring the User Experience. Amsterdam: Morgan Kauffman, 2013.
VÄÄNÄNEN-VAINIO-MATTILA, K.; SEGERSTÅHL, K. A Tool for Evaluating Service User eXperience (ServUX): Development of a Modular Questionnaire. Interact 2009 conference, User Experience Evaluation Methods in Product Development (UXEM'09), Workshop in Interact'09 conference, Uppsala, Sweden, 2009.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente, 6. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.