Navegando Além das Paredes da Sala de Aula: a Revolução da Inteligência Artificial na Educação a Distância e a Vanguarda do Ensino Híbrido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2171

Palabras clave:

Inteligência artificial, Ensino híbrido, Personalização do ensino

Resumen

O presente estudo apresenta uma revisão de artigos científicos que investigam a aplicação da Inteligência Artificial no ensino híbrido. A revisão sistemática da literatura foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e Scielo, com publicações entre 2013 e 2023. A análise dos artigos revelou que a IA apresenta um potencial significativo para o ensino híbrido, oferecendo uma série de oportunidades e desafios. Dentre as principais oportunidades desta abordagem, destacam-se a personalização da experiência de aprendizado, a acessibilidade, a eficiência e a inovação. No entanto, foram identificados alguns desafios associados à aplicação da IA no ensino híbrido, como o custo, as competências necessárias e a ética. Ainda há um longo caminho a percorrer para a plena integração da IA no ensino híbrido. No entanto, os resultados desta revisão sistemática sugerem que essa abordagem apresenta um potencial significativo para melhorar a qualidade da educação.

 

Palavras-chave: Inteligência artificial. Ensino híbrido. Personalização do ensino.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAUCHICK, P. Metodologia Científica para Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier/Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788595150805. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150805/ - Acesso em: 18 nov. 2023.

CRUZ, M. et al. Dos Learning Management Systems aos Personal Learning Environments: A Caminho dos Ecossistemas de Aprendizagem Interoperáveis?. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4921 - Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4921 - Acesso em: 17 nov. 2023.

DA SILVA, J. J. et al. Inteligências Artificiais na Educação e o Papel do Professor no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista FT. 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8169453 - Disponível em: https://revistaft.com.br/inteligencias-artificiais-na-educacao-e-o-papel-do-professor-no-processo-de-ensino-aprendizagem/ - Acesso em: 20 nov. 2023.

FITZGERALD, M. How Online Learning Is Reshaping Higher Education. 2022. Disponível em: https://www.usnews.com/news/education-news/articles/2022-02-15/how-online-learning-is-reshaping-higher-education - Acesso em: 10 nov. 2023.

FONSECA, E. da S. et al. Educational data mining in a discipline offered in the distance learning modality. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e347997428, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7428 - Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7428 - Acesso em: 3 nov. 2023.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Rio de Janeiro: Atlas/Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771653. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/ - Acesso em: 18 nov. 2023.

KAUFMAN, D. Prefácio. In: SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Caminhos para a educação midiática. 1. ed., São Paulo. Instituto Palavra Aberta. 2023. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2023/06/01-Palavra-Aberta-A-inteligencia-artificial-DIGITAL.pdf - Acesso em: 25 out. 2023.

LEITE, B. S. Inteligência Artificial e Ensino de Química: Uma Análise Propedêutica do Chatgpt na Definição de Conceitos Químicos. Química Nova. V. 46, n. 9. 2023. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20230059 - Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/wmnNF3N6WcxCw3VZBggwSjt/# - Acesso em: 27 out. 2023.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo. Editora Atlas. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559770670. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770670/ - Acesso em: 17 out. 2023.

OLENICK, M.; ZEMSKY, P. A GenAI pode fazer uma estratégia? Harvard Business Reviwe. 2023. Disponível em: https://hbr.org/2023/11/can-genai-do-strategy - Acesso em: 26 nov. 2023.

OLIVEIRA, M. V. Educadores e desenvolvedores precisam atuar juntos para que inteligência artificial beneficie a educação, diz professora britânica. Porvir. Inovações em Educação. 2020. Disponível em: https://porvir.org/educadores-e-desenvolvedores-precisam-atuar-juntos-para-que-inteligencia-artificial-beneficie-a-educacao-diz-professora-britanica/ - Acesso em: 23 out. 2023.

Oxford Artificial Intelligence Programme | Trailer. [s.d.]. Disponível em: https://youtu.be/HcEKY2NM4io - Acesso em: 12 nov. 2023.

RAMOS, A. S. M. Generative Artificial Intelligence based on large language models - tools for use in academic research. SciELO Preprints, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6105 - Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6105/version/6463 - Acesso em: 24 nov. 2023.

SANTOS, R. A. Distance Learning in Modern Times: Challenges for Contemporary Solutions. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=Distance+Learning+in+Modern+Times%3a+Challenges+for+Contemporary+Solutions&id=ED611631 - Acesso em: 10 nov. 2023.

TENENTE, L. Mais de 70% dos novos alunos do ensino superior privado em 2022 optaram por estudar à distância, diz Inep. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/10/10/dados-censo-educacao-superior-2022.ghtml - Acesso em: 17 nov. 2023.

UNESCO. Artificial intelligence in education | UNESCO. 2019. Disponível em: https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence - Acesso em em: 02 de nov. 2023.

Publicado

2024-05-07

Cómo citar

Enir da Silva, & Barbosa, F. K. (2024). Navegando Além das Paredes da Sala de Aula: a Revolução da Inteligência Artificial na Educação a Distância e a Vanguarda do Ensino Híbrido. EaD Em Foco, 14(2), e2171. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2171