Navegando Além das Paredes da Sala de Aula: a Revolução da Inteligência Artificial na Educação a Distância e a Vanguarda do Ensino Híbrido
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2171Palabras clave:
Inteligência artificial, Ensino híbrido, Personalização do ensinoResumen
O presente estudo apresenta uma revisão de artigos científicos que investigam a aplicação da Inteligência Artificial no ensino híbrido. A revisão sistemática da literatura foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e Scielo, com publicações entre 2013 e 2023. A análise dos artigos revelou que a IA apresenta um potencial significativo para o ensino híbrido, oferecendo uma série de oportunidades e desafios. Dentre as principais oportunidades desta abordagem, destacam-se a personalização da experiência de aprendizado, a acessibilidade, a eficiência e a inovação. No entanto, foram identificados alguns desafios associados à aplicação da IA no ensino híbrido, como o custo, as competências necessárias e a ética. Ainda há um longo caminho a percorrer para a plena integração da IA no ensino híbrido. No entanto, os resultados desta revisão sistemática sugerem que essa abordagem apresenta um potencial significativo para melhorar a qualidade da educação.
Palavras-chave: Inteligência artificial. Ensino híbrido. Personalização do ensino.
Descargas
Citas
CAUCHICK, P. Metodologia Científica para Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier/Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788595150805. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150805/ - Acesso em: 18 nov. 2023.
CRUZ, M. et al. Dos Learning Management Systems aos Personal Learning Environments: A Caminho dos Ecossistemas de Aprendizagem Interoperáveis?. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4921 - Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4921 - Acesso em: 17 nov. 2023.
DA SILVA, J. J. et al. Inteligências Artificiais na Educação e o Papel do Professor no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista FT. 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8169453 - Disponível em: https://revistaft.com.br/inteligencias-artificiais-na-educacao-e-o-papel-do-professor-no-processo-de-ensino-aprendizagem/ - Acesso em: 20 nov. 2023.
FITZGERALD, M. How Online Learning Is Reshaping Higher Education. 2022. Disponível em: https://www.usnews.com/news/education-news/articles/2022-02-15/how-online-learning-is-reshaping-higher-education - Acesso em: 10 nov. 2023.
FONSECA, E. da S. et al. Educational data mining in a discipline offered in the distance learning modality. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e347997428, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7428 - Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7428 - Acesso em: 3 nov. 2023.
GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Rio de Janeiro: Atlas/Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771653. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/ - Acesso em: 18 nov. 2023.
KAUFMAN, D. Prefácio. In: SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Caminhos para a educação midiática. 1. ed., São Paulo. Instituto Palavra Aberta. 2023. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2023/06/01-Palavra-Aberta-A-inteligencia-artificial-DIGITAL.pdf - Acesso em: 25 out. 2023.
LEITE, B. S. Inteligência Artificial e Ensino de Química: Uma Análise Propedêutica do Chatgpt na Definição de Conceitos Químicos. Química Nova. V. 46, n. 9. 2023. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20230059 - Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/wmnNF3N6WcxCw3VZBggwSjt/# - Acesso em: 27 out. 2023.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo. Editora Atlas. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559770670. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770670/ - Acesso em: 17 out. 2023.
OLENICK, M.; ZEMSKY, P. A GenAI pode fazer uma estratégia? Harvard Business Reviwe. 2023. Disponível em: https://hbr.org/2023/11/can-genai-do-strategy - Acesso em: 26 nov. 2023.
OLIVEIRA, M. V. Educadores e desenvolvedores precisam atuar juntos para que inteligência artificial beneficie a educação, diz professora britânica. Porvir. Inovações em Educação. 2020. Disponível em: https://porvir.org/educadores-e-desenvolvedores-precisam-atuar-juntos-para-que-inteligencia-artificial-beneficie-a-educacao-diz-professora-britanica/ - Acesso em: 23 out. 2023.
Oxford Artificial Intelligence Programme | Trailer. [s.d.]. Disponível em: https://youtu.be/HcEKY2NM4io - Acesso em: 12 nov. 2023.
RAMOS, A. S. M. Generative Artificial Intelligence based on large language models - tools for use in academic research. SciELO Preprints, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6105 - Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6105/version/6463 - Acesso em: 24 nov. 2023.
SANTOS, R. A. Distance Learning in Modern Times: Challenges for Contemporary Solutions. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=Distance+Learning+in+Modern+Times%3a+Challenges+for+Contemporary+Solutions&id=ED611631 - Acesso em: 10 nov. 2023.
TENENTE, L. Mais de 70% dos novos alunos do ensino superior privado em 2022 optaram por estudar à distância, diz Inep. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/10/10/dados-censo-educacao-superior-2022.ghtml - Acesso em: 17 nov. 2023.
UNESCO. Artificial intelligence in education | UNESCO. 2019. Disponível em: https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence - Acesso em em: 02 de nov. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.