Educação a Distância e Qualidade: Pauta Urgente para as Políticas Públicas na Educação Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2166

Palabras clave:

Eadização, Qualidade, Educação superior, Educação a distância

Resumen

Este trabalho consiste em uma análise de documento de fonte primária relativa aos dados da Educação a Distância (EaD) no Brasil, com especial atenção à crescente atuação do setor privado na modalidade. Objetiva-se discutir as formas pelas quais a qualidade da EaD tem sido vinculada a uma narrativa difamatória, na qual “a parte”, que utiliza essa modalidade para lucrar mais com a massividade e formação aligeirada, é considerada como “o todo” do fazer EaD no Brasil. As universidades públicas desempenham um papel social, também via EaD, que não pode ser desprezado, além de algumas instituições privadas que desenvolvem um trabalho comprometido com o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Os dados do Censo da Educação Superior de 2022 e de 2023 indicam que o setor privado responde por 96,2% do total geral de vagas de cursos de graduação, sendo que a EaD representa 75,2% desse total. A evolução do número de cursos de graduação a distância se destaca nos anos de 2017 para 2018, com um crescimento expressivo de 50,71%. Ao longo de 22 anos, a EaD cresceu 91.760% no Brasil. Durante esse período de expansão, de 2013 a 2023, as vagas em cursos de graduação da EaD aumentaram 541%, enquanto as do ensino presencial encolheram. A análise realizada indica que, do ponto de vista das políticas públicas, é fundamental resgatar o princípio da EaD, a necessidade de institucionalização com previsão de estruturação e financiamento, além de direcionar o foco para a formação socialmente referenciada.

 

Palavras-chave:Educação superior. Educação a distância. Eadização. Qualidade.

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Biografía del autor/a

Alessandra Maieski, UFMT

Docente substituta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Instituto de Educação (IE), departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT (2020). Especialista em Informática na Educação pela UFMT (2011). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER) (2009). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). Membro da Rede de Pesquisa "Qualidade e Regulamentação no contexto da Educação Aberta Flexível ou a Distância - Brasil - Internacional" e do projeto de pesquisa "Cultura Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação: entre outros e novos conhecimentos e práticas pedagógicas". Representante discente na Comissão de Comunicação e Tecnologias do PPGE/UFMT. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora de temas relacionados a Educação a Distância (EaD); Tecnologias Digitais; Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Ecologia de Aprendizagem; Formação de Professores na Cultura Digital e Ensino Superior.

Ana Lara Casagrande, UFMT

É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em política educacional e Ensino Médio e Educação a Distância (EaD). Atua junto à Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC). Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LETECE), Instituto de Educação/UFMT

Katia Morosov Alonso, UFMT

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora titular aposentada, atuando como Pesquisadora Associada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

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Publicado

2024-11-06

Cómo citar

Maieski, A., Casagrande, A. L., & Morosov Alonso, K. (2024). Educação a Distância e Qualidade: Pauta Urgente para as Políticas Públicas na Educação Superior . EaD Em Foco, 14(2), e2166. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2166