Educação em Engenharia em Contexto não Presencial: Podcasts, Aprendizagem Ativa e a Abordagem da Educação Online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2159

Palabras clave:

Podcast, Pandemia, Aprendizagem ativa, Educação online, Educação em engenharia

Resumen

O presente trabalho é resultado de ações realizadas em um curso de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino no Brasil, envolvendo disciplinas que foram estruturadas para aplicação no contexto do Ensino Remoto Emergencial, durante o período de pandemia de covid-19. O objetivo do artigo é analisar a proposta didática que, a partir dos princípios da educação online, se inspirou no Team Based Learning para a elaboração de mídias digitais – podcasts - como um modelo de ensino-aprendizagem que se aparta de perspectivas mais tradicionais. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, desenvolvida através de um estudo de caso que envolve relações e fatores previamente existentes. As disciplinas foram organizadas em momentos síncronos e assíncronos, com tarefas individuais e em equipe. Os estudantes realizaram discussões para a elaboração de podcasts baseados em artigos científicos, sendo também levados a participar ativamente do seu processo de avaliação da aprendizagem. Foi possível concluir que o modelo discutido impulsiona a aprendizagem ativa, através da elaboração de atividades autorais em equipes, aprimoramento do pensamento crítico e da criatividade dos estudantes. A relevância deste estudo se destaca para além do período de Ensino Remoto Emergencial já que o modelo se distancia de uma perspectiva de transmissão de conteúdo e considera as exigências trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias. Ademais é aplicável a contextos de educação presencial e não presencial, contribuindo para a necessidade de refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologia nesses cursos no Brasil. 

 

Palavras-chave: Educação em engenharia. Educação online. TBL. Podcast. Pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARMSTRONG, G. R.; TUCKER, J. M.; MASSAD, V. J. Interviewing the experts: Student produced podcast. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, v. 08, 2009.

ASSUMPÇÃO, G. de S.; CASTRO, A. de C.; CHRISPINO, Á. Políticas Públicas em Educação Superior a Distância – Um estudo sobre a experiência do Consórcio Cederj. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 99, p. 445–470, 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-403620180026000938.

ASSUMPÇÃO, G. S.; SANTOS, C. M.; CASTRO, A. C.; HENRIQUES, M. V.; SANTOS, I. C. Current trends in Production Engineering Education: Active learning strategies. In: IJCIEOM 2020 International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2020, Rio de Janeiro. Anais […] Rio de Janeiro: ABEPRO, 2020

BERK, J.; WATTO, M.; WILLIAMS, P. Twelve tips for creating a medical education podcast. Medical Teacher, v. 42, n. 11, p. 1221–1227, 2020.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020 - DOU. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia. Parecer CES 01/2019. Diário Oficial da União: seção 1, 109, 2019.

CARATOZZOLO, P. et al. The use of video essays and podcasts to enhance creativity and critical thinking in engineering. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), v. 16, n. 3, p. 1231–1251, 2022.

CASTRO et al. Inovações na integração entre graduação e pós-graduação: O estágio docente como dispositivo de pesquisa aplicada. In: SANTOS, A. M.; FERNANDES, B. S.; ANDRADE, C. I. A. R.; PIMENTEL, C. A.; ANDRADE, E. P.; MARTINS, L. O. S. (Org.). Relatos de Experiências em Engenharia de Produção, p. 130-143, 2021, 2021.

CELAYA, I. et al. Usos del podcast para fines educativos. Mapeo sistemático de la literatura em WoS y Scopus (2014-2019). Revista Latina de Comunicación Social, n. 77, p. 179–201, 2020.

CLARK, M. et al. Off to On: Best Practices for Online Team-Based Learning™. Center for Excellence in Learning and Teaching Publications, 2018.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA et al., Documento de Apoio à implantação das DCNs do curso de graduação em engenharia. Brasília: CNI, 2020. Disponível em: http://www.abenge.org.br/file/DocumentoApoioImplantacaoDCNs.pdf

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 14ª ed, São Paulo: Cortez, 2011.

DREW, C. Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International, v. 54, n. 1, 2017.

DWEK, M. Por uma renovação da formação em engenharia: Questões pedagógicas e curriculares do atual modelo brasileiro de educação em engenharia. 2012.(Dissertação - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, L. T. D. ; SANTOS, J. B. ; ASSUMPÇÃO, G. S. ; SANTOS, C. M. ; CASTRO, A. C. . Cursos de engenharia a distância e a pandemia de Covid-19: Uma análise comparativa dos anos de 2019 e 2020 no Brasil.. In: L Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais[...], 2022.

GRAHAM, R. Global state of the art in engineering education - March 2018, p. 170.

GUMAELIUS, L.; KOLMOS, A. The future of engineering education: Where are we heading? SEFI 47th Annual Conference: Varietas Delectat, Proceedings of the Complexity is the New Normality, Budapest, Hungary, 16–20 September 2019; Nagy, B.V., Murphy, M., Järvinen, H.-M., Kálmán, A., Eds.; SEFI, European Association for Engineering Education: Brussels, Belgium, 2020; pp. 1663–1672.

JOHNSTON, D.; ROCKHILL, C.; PASTORE, D. The effectiveness of podcasts in sport management education part two: A qualitative analysis. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, v. 29, p. 100338, 2021.

KATZIS, K.; DIMOPOULOS, C.; MELETIOU-MAVROTHERIS, M.; LASICA, I.-E. Engineering Attractiveness in the European Educational Environment: Can Distance Education Approaches Make a Difference? Education Sciences, v. 8, n. 16, 2018. https://doi.org/10.3390/educsci8010016.

LEE, M. J. W.; MCLOUGHLIN, C.; CHAN, A. Talk the talk: Learner-generated podcasts as catalysts for knowledge creation. British Journal of Educational Technology, v. 39, n. 3, p. 501-521, 2008.

LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: MARTINS, C. D. et al. (Org.) Territórios recombinantes: arte e tecnologia –debates e laboratórios. São Paulo: Instituto Sérgio Motta, p. 35 – 48, 2007.

LEMOS, A. Podcast: Emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. 404nOtF0und, v. 1, n. 46, 2005.

MCNAMARA, S.; DREW, C. Concept analysis of the theories used to develop educational podcasts. Educational Media International, v. 56, n. 4, p. 300–312, 2019.

MICHAELSEN, L. K.; DAVIDSON, N.; MAJOR, C. H. Team-based learning practices and principles in comparison with cooperative learning and problem-based learning. Journal on Excellence in College Teaching, v. 25, n. 3-4, 57-84, 2014

MORAN, J. Educação Que Desejamos. São Paulo: Editora Paulinas, 2007

PARMELEE, D.; MICHAELSEN, L. K.; COOK, S.; HUDES, P. D. Team-Based Learning: A practical guide: AMEE Guide nº65. Medical Teacher, 34:5, e275-e287, 2012. DOI: 10.3109/0142159X.2012.651179

PEREZ, E. N.; VASQUEZ, N. R.; ROLDAN, R. E. V. Integrating different teaching methods as a strategy to improve the students learning: A comparison study in an e-engineering course. In: International e-Engineering Education Services Conference (e-Engineering). Proceedings [...]Petra, Jordan: IEEE, 2021.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da educação online: Para sua aula não fica massiva nem maçante! SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 15 jan. 2022.

SANTOS, C. M.; ASSUMPÇÃO, G. D. S.; CASTRO, A. D. C. A Educação a Distância no Brasil e o Panorama da Engenharia de Produção. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 8, n. 14, p. 86, 14 dez. 2020. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553.

SANTOS, R.; RIBEIRO, M. R. F., CARVALHO, F. S. P. Educação Online: aprender ensinar em rede. In: SANTOS, E. O.; SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/educacaoonline

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFIPI, 2019

SANTOS, E.; SILVA, M. Desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de educación, n. 49, 2009.

SINGH, V.; THURMAN, A. How Many Ways Can We Define Online Learning? A Systematic Literature Review of Definitions of Online Learning (1988-2018). American Journal of Distance Education, v. 33, n. 4, p. 289–306, 2019.

TURRIONI, A. M. S. Aprendizagem ativa em um curso de Engenharia de Produção: percepções dos docentes e discentes e mudanças curriculares. Tese de Doutorado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP. 2017.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís S. Menna Barreto e Solange Castro Afeche. S. Paulo, Martins Fontes, 1988.

YEH, H. C. et al. Effects of podcast-making on college students’ English-speaking skills in higher education. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 5, p. 2845–2867, 2021.

Publicado

2024-06-12

Cómo citar

Maia dos Santos, C., Assumpção, G. de S., & Castro, A. de C. (2024). Educação em Engenharia em Contexto não Presencial: Podcasts, Aprendizagem Ativa e a Abordagem da Educação Online . EaD Em Foco, 14(2), e2159. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2159