#LigaACâmera:Relatos de Estudantes de Pedagogia do Rio de Janeiro sobre os Encontros por Videoconferência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2061Palabras clave:
Cibercultura, Pandemia, Videoconferência, Educação.Resumen
Este relato de experiência discute depoimentos escritos em março de 2022 por estudantes de Pedagogia de uma instituição pública do Rio de Janeiro (RJ). Os depoimentos forneceram pistas para refletirmos sobre os possíveis motivos que levam à baixa participação das graduandas nos encontros por videoconferência, além da própria opção pelas câmeras desligadas. Quando convidamos a/o outra/o a falar de si, estamos valorizando a escuta atenta e buscando entender os motivos por detrás dos tantos quadradinhos pretos com nomes, mas sem rostos, que povoaram nossos encontros online durante a pandemia. As respostas fornecidas pelas graduandas evidenciaram que o ato de não “abrir” a câmera é, na verdade, a ponta do iceberg para questões sociais mais complexas. Conhecer um pouco da realidade dessas graduandas mostrou-nos a necessidade de olhar com mais atenção para as questões socioeconômicas em um país que permanece enfrentando sérios problemas, como a exclusão digital, mesmo quando a pandemia nos ensinou o quanto a internet é cada vez mais central na vida cotidiana. Temos interfaces digitais que garantem a construção de uma educação da partilha, agora é continuar lutando por políticas de inclusão digital que permitam que cada vez mais brasileiras/os consigam experienciar plenamente os processos comunicacionais digitais em rede.
Palavras-chave: Cibercultura. Pandemia. Videoconferência. Educação.
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