Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2030Palabras clave:
Interatividade, Aprendizagem cooperativa, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Metodologia pedagógicaResumen
Este trabalho dedicou-se a entender o uso e a percepção dos alunos de um curso de especialização participantes dos fóruns, identificando o grau e a relevância da atuação dos professores e tutores nesses ambientes a fim de descrever o grau de interação dos estudantes e o tipo de respostas que eram postadas. Os dados foram obtidos com um questionário oferecido a todos os estudantes do curso; e a análise de conteúdo de todos os fóruns que um aluno (o primeiro autor) teve acesso durante sua trajetória pelo curso. Os critérios de análise dos conteúdos foram divididos em três eixos: Grau de interação entre os alunos nos fóruns, tipo de resposta do aluno e a qualidade da resposta/interação. Os dados indicam que os alunos se motivam mais quando os enunciados dos fóruns incitavam trocas de experiências e indicações de técnicas em detrimento de discussões mais epistemológicas. Porém, a maioria dos fóruns solicitava respostas de cunho mais conteudista. Apesar de nenhum aluno sugerir a exclusão dos fóruns no curso, a satisfação com a obrigatoriedade em se responder não foi unânime, indicando que a troca por notas ainda é um paradigma na educação, mesmo online. A maioria dos fóruns analisados mostrou interação com envolvimento dos alunos e as respostas foram argumentativas e de concordância, com menor índice de respostas de questionamento e discordância, indicando que os professores podem modular melhor os enunciados, caso queiram trabalhar outras habilidades. Com isso, os fóruns mostram-se como importantes ferramentas dentro da Educação a Distância, com possibilidades diversas para se criar um ambiente de aprendizagem coletivo significativo, mas o docente é central nesse processo, tendo que participar ativamente das discussões e modular o tipo de resposta que ele quer receber do estudante.
Palavras-chave: Interatividade. Aprendizagem cooperativa. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Metodologia pedagógica.
Descargas
Citas
AMARAL UCHÔA, K. C.; UCHÔA, J. Q. Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão. Renote, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 1–10, 2012.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70ed. Portugal: [s. n.], 2007.
BASSANI, P. B. S. Interpersonal exchanges in discussion forums: A study of learning communities in distance learning settings. Computers and Education, [s. l.], v. 56, n. 4, p. 931–938, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2010.11.009.
BICALHO, R. N. de M.; DE OLIVEIRA, M. C. S. L. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface: Communication, Health, Education, [s. l.], v. 16, n. 41, p. 469–483, 2012.
BOTELHO, F. V. U.; VICARI, R. M. A Qualidade dos Processos Interativos como Chave para a Avaliação da Efetividade de Cursos a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 06–19, 2009.
CAVAROLI, J. T. Alerts forum: um sistema emissor de alertas a partir da avaliação de mensagens categorizadas em fóruns de discussão. Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, [s. l.], p. 39–47, 2004.
DOLLE, J. Para além de Freud e Piaget: referenciais para novas perspectivas em psicologia. [S. l.]: Vozes, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25aed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. v. 4
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Cooperative Learning: Improving University Instruction by Basing Practice on Validated Theory. Journal of Excellence in College Teaching, [s. l.], v. 25, p. 85–118, 2014. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10180297.
JÚNIOR, R. L. de O.; ESMIN, A. A. A. Monitoramento Automático de Mensagens de Fóruns de Discussão Usando Técnica de Classificação de Texto. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [s. l.], v. 23, n. 1, p. 26–30, 2012. Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1745.
LOSADA, M.; HEAPHY, E. The Role of Positivity and Connectivity in the Performance of Business Teams: A Nonlinear Dynamics Model. American Behavioral Scientist, [s. l.], v. 47, n. 6, p. 740–765, 2004.
MORALES, M. de L.; ALVES, F. L. O desinteresse dos alunos pela aprendizagem: Uma intervenção pedagógica. In: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. [S. l.]: Governo do Estado do Paraná, 2016. v. 1, p. 1–18.
RODRIGUES, N. V. M.; BORGES, F. T. Avaliação da aprendizagem em educação a distância através do fórum (Interface educacional). Ideias & Inovação, [s. l.], v. 1, n. 02, p. 25–34, 2012.
SAVAZONI, R.; COHN, S. Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
SILVA, M. Educar na cibercultura: Desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, [s. l.], v. 3, p. 36–51, 2010. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2010/edicao_3/3educar_na_cibercultura_desafios_formacao_de_professores_para_docencia_em_cursos_online-marco_silva.pdf
SOUZA, A. P. F. de C. et al. Definição de Eixos Conceituais e Indicadores para uma metodologia didático-pedagógica voltada para ambientes virtuais de aprendizagem. In: , 2005, Taquara. X Seminário de educação, tecnologia e sociedade. Taquara: [s. n.], 2005. p. 857. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/49919
VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar “distância” e “proximidade”. In: HARDAGH, C. C.; GAMEZ, L. (org.). Paulo Freire e a práxis pedagógica na contemporaneidade. Diadema-SP: Editora V&V, 2021. p. 45–61.
VELOSO, B.; MILL, D. Especialização em Educação e Tecnologias: uma análise sobre a proposta de formação e sobre a organização do trabalho docente no curso. In: XVII ENCONTRO DE PESQUISADORES: PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO. Franca: Uni-FACEF: Centro Universitário Municipal de Franca, 2016. p. 561–571.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.