Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1972

Resumen

Este artigo analisou como foram desenvolvidas as aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto. A pesquisa ocorreu durante os meses de junho de 2020 a abril 2021 e teve como cenário de investigação o território brasileiro. Participaram da mesma, professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio da rede estadual de ensino das cinco regiões do Brasil (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que buscou investigar o perfil dos professores de Educação Física, o desenvolvimento das aulas, os recursos utilizados, as atividades e os conteúdos abordados. O questionário foi disponibilizado no Google Forms e foi respondido por 1004 professores. Constatou-se que, a maioria dos professores, independentemente do nível de ensino, conseguiu ministrar as aulas remotamente conforme o planejado, sendo realizadas atividades teóricas e práticas e o recurso mais utilizado por eles foi o WhatsApp/Redes Sociais. Sobre o os objetos de conhecimento, pode-se inferir que as aulas foram relacionadas aos esportes, exercícios, pesquisas jogos e brincadeiras. Assim, conclui-se que os professores conseguiram dar seguimento às atividades letivas. De modo que, os mesmos conteúdos do ensino presencial migraram para o modelo de ensino remoto, ocorrendo a adequação apenas da forma de desenvolvimento das aulas, que antes eram predominantes práticas e no ensino remoto precisaram de novas ferramentas. Desta maneira, acredita-se que as possibilidades de renovação não foram utilizadas.

 

Palavras-chave: Tics. Educação física. Ensino remoto.

 

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Biografía del autor/a

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica (2018) pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra (2022) e doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF), Especialista em Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil e Supervisão e Orientação Educacional. Atua nas áreas de Ensino de Educação Fí­sica Escolar.  - Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

 

Patrí­cia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica (2014) e Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde (2018), pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES).

Thais de Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda no PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Mestra no PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Licenciatura em Educação Fí­sica- Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015 - 2018); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens- Universidade Pitágoras Unopar - Campus Uruguaiana (2013 - 2016); Atua nas áreas de Ensino de Educação Fí­sica Escolar. Pesquisadora  do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF).

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Plena em Educação Fí­sica (2000), Especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), Licenciatura em Mí­dias na Educação (2004), Mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa. Atua principalmente na área de Educação Fí­sica e Ensino, trabalhando nos seguintes temas: Didática e práticas pedagógicas na Educação Fí­sica escolar; Estágio supervisionado na Educação Fí­sica; Investigação de processos de ensino e aprendizagem; TIC no contexto escolar; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde. Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE e vice-lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF.

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Publicado

2023-05-04

Cómo citar

Brum dos Santos, A. G., Becker Engers, P., de Lima dos Santos, T., & Vilanova Ilha, P. (2023). Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social. EaD Em Foco, 13(1), e1972. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1972

Número

Sección

Estudos de Caso