Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1972Resumen
Este artigo analisou como foram desenvolvidas as aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto. A pesquisa ocorreu durante os meses de junho de 2020 a abril 2021 e teve como cenário de investigação o território brasileiro. Participaram da mesma, professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio da rede estadual de ensino das cinco regiões do Brasil (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que buscou investigar o perfil dos professores de Educação Física, o desenvolvimento das aulas, os recursos utilizados, as atividades e os conteúdos abordados. O questionário foi disponibilizado no Google Forms e foi respondido por 1004 professores. Constatou-se que, a maioria dos professores, independentemente do nível de ensino, conseguiu ministrar as aulas remotamente conforme o planejado, sendo realizadas atividades teóricas e práticas e o recurso mais utilizado por eles foi o WhatsApp/Redes Sociais. Sobre o os objetos de conhecimento, pode-se inferir que as aulas foram relacionadas aos esportes, exercícios, pesquisas jogos e brincadeiras. Assim, conclui-se que os professores conseguiram dar seguimento às atividades letivas. De modo que, os mesmos conteúdos do ensino presencial migraram para o modelo de ensino remoto, ocorrendo a adequação apenas da forma de desenvolvimento das aulas, que antes eram predominantes práticas e no ensino remoto precisaram de novas ferramentas. Desta maneira, acredita-se que as possibilidades de renovação não foram utilizadas.
Palavras-chave: Tics. Educação física. Ensino remoto.
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