Percursos Formativos de Professores de Geografia na Modalidade a Distância na UFRN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1962

Palabras clave:

Educação a distância, Tecnologias da informação e comunicação, Licenciatura em geografia

Resumen

O estudo se delineia pelo fato de que nos últimos anos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm contribuído para o crescimento da Educação a Distância (EAD). A partir desse cenário, surgiram ações governamentais legais que fortaleceram e impulsionaram a política de formação de professores. Nesse contexto, o artigo expõe a política de formação de professores na modalidade de educação a distância no Brasil e, por fim, entra no objetivo principal do artigo: analisar os itinerários da inserção do Curso de Licenciatura em Geografia (EaD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia utilizada foi a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas em sites governamentais, periódicos eletrônicos e artigos científicos para construção da fundamentação teórica. Como conclusão do estudo, constatou-se que as bases legais fortaleceram a implementação tecnológica, proporcionando um aumento significativo no número de docentes formados pela UFRN, principalmente devido à capilaridade da oferta de cursos e a relevante conveniência proporcionada pelas TIC para graduandos que se formaram a distância.  

 

Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias da informação e comunicação. Licenciatura em geografia.

 

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Biografía del autor/a

Aurinéia Cândida dos Santos, Universidade Tiradentes

Mestra em Geografia; Docente da Educação Básica/PMA-PMM; Supervisora do PIBID/UFERSA; Pesquisadora do GPDACC da UNIT

Andréa Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha; Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes; Lí­der do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currí­culo e Contemporaneidade (GPDACC-CNPq).

Ione Rodrigues Diniz Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais; Mestre e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora titular do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Santos, A. C. dos, Nunes, A. K. F., & Morais, I. R. D. . (2023). Percursos Formativos de Professores de Geografia na Modalidade a Distância na UFRN. EaD Em Foco, 13(1), e1962. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1962

Número

Sección

Artí­culo de investigación