Práticas Musicais de Multiletramento Mediadas por Plataformas Digitais: uma Análise Multimodal da Plataforma Digital Yousician

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1953

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Multiletramentos, Gênero virtual , Aprendizagem musical interativo-digital, Multimodalidade

Resumo

Este artigo analisa a plataforma digital de aprendizagem musical Yousician, na perspectiva da teoria dos gêneros textuais, segundo Marcuschi (2002) e dos multiletramentos, à luz de Cope e Kalantzis (2009). A ascensão das plataformas digitais tem contribuído para o surgimento de diversos serviços de aprendizagem musical interativo-digital, fazendo-nos refletir sobre as possibilidades existentes nesses ciberespaços de práticas musicais. A partir de uma pesquisa exploratória, os parâmetros de identificação de gêneros no ambiente virtual de Marcuschi (2002) e as categorias de multimodalidade de Cope e Kalantzis (2009) foram utilizados para situar o Yousician como uma plataforma digital para a construção de significados e práticas. Os resultados alcançados permitiram compreender que as práticas de multiletramentos dos usuários do Yousician transgridem as instruções programadas do sistema e articulam outros cibercontextos, para compensar as limitações educacionais, linguísticas, tecnológicas e temporais da plataforma digital. Os resultados também evidenciaram os diferentes papéis assumidos pelos usuários enquanto aprendizes, mediadores e colaboradores na construção de saberes em rede.

 

Palavras-chave: Plataformas digitais. Multimodalidade. Multiletramentos. Gênero virtual. Aprendizagem musical interativo-digital.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Araújo, J. M. de M., Junqueira, E. S., & Barros David, P. (2023). Práticas Musicais de Multiletramento Mediadas por Plataformas Digitais: uma Análise Multimodal da Plataforma Digital Yousician . EaD Em Foco, 13(1), e1953. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1953

Edição

Seção

Estudos de Caso