Formação de Professores para EAD: uma Análise Considerando os Domínios de Conhecimento do Modelo TPACK

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1935

Palabras clave:

Educação a distância, Tecnologias de informação e comunicação, Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, TPACK

Resumen

O quadro Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, do inglês Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK, procura compreender a base de conhecimentos necessária aos professores para que integrem adequadamente as tecnologias em suas práticas. Assim sendo, esta pesquisa investiga as contribuições do TPACK como referencial teórico para programas de formação de professores na área da Educação a Distância (EaD). Verificou-se o impacto de um curso de especialização voltado para a docência em EaD, ofertado por uma instituição pública de ensino superior brasileira (IES), na autoavaliação do conhecimento TPACK dos cursistas, pós-graduandos de uma das universidades públicas conveniadas a esta IES, na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas docentes. Optou-se por uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário com 41 itens, construído e validado exclusivamente para o estudo. Os resultados evidenciam que os participantes (1) consideram a formação obtida como satisfatória; (2) apresentam os maiores níveis de confiança no domínio de conhecimento do conteúdo e suas intersecções; (3) sentem-se mais confortáveis em usar a tecnologia para fazer ciência do que para ensinar e (4) possuem a idade como único dado sociodemográfico que influencia o TPACK. A partir destes resultados, foi possível detectar as demandas formativas dos participantes e vislumbrar futuros redirecionamentos acerca da matriz curricular do curso em análise.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo. TPACK.

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Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Ribeiro, P. R. L., & Nunes Piedade, J. M. (2023). Formação de Professores para EAD: uma Análise Considerando os Domínios de Conhecimento do Modelo TPACK: . EaD Em Foco, 13(1), e1935. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1935

Número

Sección

Estudos de Caso