Educação Personalizada e Avaliação para Aprendizagem em Ecossistemas Digitais – Análise de um Curso de Formação Docente em Contexto Pandêmico sob a Ótica do Professor Formador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1920

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Formação docente, Educação personalizada, Professor formador

Resumen

 O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da observação da professora formadora, o nível de aproveitamento dos docentes participantes de um curso de formação continuada. O curso foi denominado "Avaliação da Aprendizagem em Ecossistemas Digitais", tendo sido realizado entre junho e julho de 2021, no âmbito do programa de formação continuada de uma universidade no estado de Alagoas, durante o período pandêmico. A análise consiste em verificar a apropriação dos conteúdos sobre ecossistemas de aprendizagem e educação personalizada, discutidos no curso pelos docentes participantes. Objetiva ainda vislumbrar as perspectivas destes participantes realizarem uma avaliação para aprendizagem discente, no contexto formativo, a partir de uma metodologia que abranja o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e que privilegie o protagonismo do aluno. O texto aborda três temáticas centrais, a saber: a educação personalizada e sua relação com os ecossistemas digitais de aprendizagem, a avaliação formativa e a formação docente universitária. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica, bem como optou-se pelo método qualitativo; ademais, foi selecionado o método da pesquisa-formação (SANTOS, 2018). Os resultados da pesquisa apontam para a aquisição de conhecimentos significativos sobre avaliação formativa, ecossistemas de aprendizagem, ensino híbrido, educação personalizada e metodologias ativas, por parte dos cursistas.  Ademais, com base na análise dos planos de ensino, foi possível inferir que o curso impactou positivamente na reconfiguração das disciplinas futuras dos participantes.

 

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação docente. Ecossistemas digitais. Educação personalizada. Professor formador.

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Lima, R. M. F. da S., Costa, C. J. de S. A., & Lima, J. R. de. (2023). Educação Personalizada e Avaliação para Aprendizagem em Ecossistemas Digitais – Análise de um Curso de Formação Docente em Contexto Pandêmico sob a Ótica do Professor Formador. EaD Em Foco, 12(3), e1920. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1920

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