Avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1889Resumen
Este estudo é uma avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância (PRA-EAD), ofertado no formato de cursos abertos online massivos (MOOCs). A avaliação foi realizada por meio da análise da reação e da aprendizagem dos egressos do programa e da discussão, à luz do modelo Kirkpatrick. Foram realizadas inferências descritivas e analíticas, por meio de testes estatísticos não paramétricos (alpha=5%), para análise da caracterização, expectativa e autoavaliação dos egressos e avaliação do programa. Os resultados da análise da reação e da aprendizagem dos egressos indicam que houve bom planejamento pedagógico do PRA-EAD.
Palavras-chave: Educação a distância. Cursos online. Avaliação educacional.
Descargas
Citas
ALTURKISTANI, A. et al. Massive Open Online Course Evaluation Methods: Systematic Review. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 4, 2020.
BALBINO, V. D. S.; PINTO, S. C. C. S.; BRAZ, R. M. M. A View of the Use of MOOCs as a Training tool for Teachers of Students with ASD. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 2, p. 181–190, 2020.
BIAGIOTTI, B.; BALDESSA, M. J. Learning Analytics em MOOCs: análise da Big Data dos cursos Telelab. Paradoxos, v. 2, n. 1, p. 8–21, 2017.
BOLLELA, V. R.; CASTRO, M. Program evaluation on health professions education: basic concepts. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 334–342, 2014.
BRASIL. Decreto-Lei nº 67.647, de 23 de novembro de 1970. Estabelece nova divisão regional do país para fins estatísticos. Brasília (DF), Diário Oficial República Federativa do Brasil, 24 de novembro de 1970, p. 9987. 1970.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 41, de 02 de dezembro 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação a Distância na Educação de Jovens e Adultos e para a Educação Básica na etapa do Ensino Médio. Brasília (DF), Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 24 de dezembro de 2002, p. 167. 2002.
BRASIL. Resolução no 4, de 13 de julho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília (DF), Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 9 de julho de 2010, p. 824. 2010.
BRASIL. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília (DF), Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 08 de novembro de 2018, p. 21. 2018.
BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF), Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 21 de dezembro de 1996, p. 27. 1996.
BRASIL. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. Brasília (DF), Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 17 de março de 2020, p. 39. 2020.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. Classicação Brasileira de Ocupações (CBO). 3a ed. Brasília. 2010.
COLVIN, K. F. et al. Learning in an Introductory Physics MOOC: All Cohorts Learn Equally, Including an On-Campus Class. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 15, n. 4, p. 263–283, 2014.
FERREIRA, L. F. S. et al. Considerações sobre a formação docente para atuar on-line nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, n. e024761, p. 1–20, 2020.
FORNO, J. P. D.; KNOLL, G. F. MOOCs in the World: a Survey of Massive Open Online Courses. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 178–194, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA (IBGE). A classificação de cor ou raça do IBGE revisitada. In: Características étnico-raciais da população. Classificações e Identidades. 1a ed. Rio de Janeiro. p. 83–99. 2013.
LIU, M.; KANG, J.; MCKELROY, E. Examining learners"™ perspective of taking a MOOC: reasons, excitement, and perception of usefulness. Educational Media International, v. 52, n. 2, p. 129–146, 2015.
MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 26, n. e260048, p. 1-18, 2021.
MACKAY, J. R. D.; LANGFORD, F.; WARAN, N. Massive open online courses as a tool for global animal welfare education. Journal of Veterinary Medical Education, v. 43, n. 3, p. 287–301, 2016.
MILLIGAN, C.; LITTLEJOHN, A. Why study on a MOOC? The motives of students
and professionals. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 18, n. 2, p. 92–102, 2017.
MORAN, J. Novos caminhos do ensino a distância. Informe CEAD - Centro de Educação a Distância, p. 1–3, 2002.
MOURA, V. F.; SOUZA, C. A. Impacts and challenges of the massive open online courses in upper education: a systematic literature review. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 16, n. 1, p. 1–17, 2016.
MUKALA, P.; BUIJS, J. J.; AALST, V. Exploring students"™ learning behaviour in MOOCs using process mining techniques. 2015.
NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Revista Educação a Distância, n. 5, p. 7–25, 1994.
PEREIRA, D. da F.; SOUZA, M. A. V. F. de. Cursos On-line Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica. EaD em Foco, v. 10, n. 2, p. e1101, 2020.
RIBEIRO, B. C. O.; SOUZA, R. G. de; SILVA, R. M. da. The importance of continuing education and permanent education in the intensive care unit – literature review. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 3, p. 167–175, 2019.
SALERNO, B. N.; FREITAS, M. do C. D. Avaliação por competência em cursos on-line abertos e massivos por meio de rubrica. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 8, n. 1, p. 27–31, 2019.
SMITH-LICKESS, S. K. et al. Study design and protocol for a comprehensive evaluation of a UK massive open online course (MOOC) on quality improvement in healthcare. BMJ Open, v. 9, p. e031973, 2019.
SOUZA, N. S. et al. Análise das Trajetórias de Aprendizagem de Estudantes Inscritos em um MOOC. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote, v. 16, n. 1, p. 133–143, 2018.
VIEIRA, M. D. F.; SILVA, C. M. S. da. A educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013–1031, 2020.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 71–77, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.