Perspectivas de Usuários Surdos Sobre um Ambiente Digital Acessível: Análises sobre os Princípios de Acessibilidade à Web.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1854

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a acessibilidade em um ambiente de educação a distância, na perspectiva do surdo usuário de Libras, contribuindo para a ampliação dos padrões de acessibilidade à Web. Para tal, investigou-se os padrões de acessibilidade à Web publicados pela entidade W3C. O estudo contou com teorias advindas do campo das Tecnologias Digitais na Educação. Seis usuários surdos participaram de um curso oferecido em na Plataforma Acessível (Place), onde experimentaram as ferramentas e funcionalidades desse AVA. O corpus deste recorte consiste na resposta, por parte de cada participante, de Fichas de Avaliação feitas especialmente para cada uma das nove ferramentas analisadas. De posse desses materiais, foi possível identificar alguns pontos positivos e negativos a respeito da Place, assim como algumas inconsistências nos princípios de acessibilidade da W3C. Diante disso, fez-se uma crítica a respeito das diretrizes de acessibilidade sustentadas pela W3C, juntamente com propostas de mudança.

Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais. Surdos. Ambiente virtual de aprendizagem. Princípios de acessibilidade. Avatar de tradução automática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Lí­ngua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasí­lia, DF, ano 139, n. 79, seç. 1, p. 28, 25 abr. 2002.

NIELSEN, J. Usability 101: introduction to usability. Nielsen and Norman Group, Freemont, 2012. Disponí­vel em: https://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/. Acesso em 14 out. 2017.

NÚCLEO DE PESQUISA DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO ESPECIAL. Place: Plataforma Acessí­vel. Ambiente virtual de aprendizagem. Disponí­vel em: http://place.niee.ufrgs.br. Acesso em 14 out. 2017.

PIVETTA, E. M.; SAITO, D. S.; ULBRICHT, V. R. Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de EducaçãoEspecial, Marí­lia, v. 20, n. 1, p. 147-162, 2014.

SANTAROSA, L. M. C. et al. A equidade na formação de docentes na modalidade EaD. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. s1, p. 55-59, 2016. Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12124. Acesso em: 14 out. 2017.

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D. Diretrizes de Acessibilidade em Plataforma de Educação a Distância. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION, 17., 2015, Setúbal, Portugal. Atas...Piscataway, NJ, USA: IEEE, 2015. p. 269-276.

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D.; NEVES, B. Teacher education and accessibility on e-learning system: putting the w3c guidelines into practice. International Journal of Computer and Information Technology, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 18-29, jan. 2015.

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D. Rampas Tecnológicas: discutindo a arquitetura de espaços virtuais. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni (Org.). Tecnologia e acessibilidade: passos em direção í inclusão escolar e sociodigital. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM BRASIL. Cartilha de acessibilidade na Web do W3C Brasil: fascí­culo II: benefí­cios, legislação e diretrizes da acessibilidade na Web. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Disponí­vel em: http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-II.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. Diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.0. Tradução por Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso. Madison, USA, 2008. Disponí­vel em: https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-PT/. Acesso em: 14 out. 2017.

Publicado

2022-09-12

Cómo citar

Guerra, C. G. ., Carneiro, F. H. F. ., & Santarosa, L. M. C. . (2022). Perspectivas de Usuários Surdos Sobre um Ambiente Digital Acessível: Análises sobre os Princípios de Acessibilidade à Web. EaD Em Foco, 12(2), e1854. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1854

Número

Sección

Estudos de Caso