Análise de Comentários em Vídeos de um MOOC: o Curso É Aberto e os Sentimentos Também

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1840

Resumo

A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos Online Massivos e Abertos (MOOCs). A partir deste atributo os estudantes ganharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plataformas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensamentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que muitas vezes não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário, e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos, e teve o total de 111 comentários. Os resultados levaram a identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso.

Palavras-chave: MOOC. Análise de sentimentos. Pensamento aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALANTARI, S. J. et al. An empirical comparison of machine learning methods for text-based sentiment analysis of online consumer reviews. International Journal of Research in Marketing, v. 39, n. 1, p. 1-19, mar. 2022.

AYDIN, Z. E.; OZTURK, Z. K.; CICEK, Z. I. E. Turkish sentiment analysis for open and distance education systems. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 22, n. 3, p. 124-138, jul. 2021.

BELECINA, R. R.; OCAMPO JUNIOR, J. M. Effecting change on students"™ critical thinking in problem solving. EDUCARE: International Journal for Educational Studies, v. 10, n. 2, p. 109-118, fev. 2018.

CZERNIEWICZ, L. et al. MOOC"”making and open educational practices. Journal of Computing in Higher Education, v. 29, n. 1, p. 81-97, dez. 2016.

FERREIRA, J. D. L.; CORRÊA, Y. Educação online e educação aberta: avanços, lacunas e desafios. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 14-35, jan-mar. 2019.

FIELDS, E.; HARPER, A. Opening Up Information Literacy: Empowering Students through Open Pedagogy. Scholarship of Teaching and Learning, Innovative Pedagogy, v. 2, s/n, p. 4-15, 2020.

JUNG, I.; LEE, J. Open thinking as a learning outcome of open education: scale development and validation. Distance Education, v. 43, n. 1, p. 119-138, fev. 2022.

Downloads

Publicado

21-09-2022

Como Citar

Souza, N. S. de ., & Perry, G. (2022). Análise de Comentários em Vídeos de um MOOC: o Curso É Aberto e os Sentimentos Também. EaD Em Foco, 12(2), e1840. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1840

Edição

Seção

Estudos de Caso