Avaliação Automática de Acessibilidade dos Materiais Didáticos de Cursos Técnicos de Informática

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1809

Resumo

Os materiais didáticos digitais precisam ser acessíveis para permitir que alunos com deficiência tenham condições de participar de modo pleno e efetivo do ensino a distância. Este trabalho relata o estudo de um caso de avaliação automática de acessibilidade e correção dos problemas encontrados nos materiais didáticos de cursos de Informática, ofertados pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quatro profissionais de Informática, sem conhecimento e experiência de programação web acessível, utilizaram o avaliador automático HTML Code Sniffer para avaliar os materiais didáticos digitais de 6 disciplinas. Em 899 páginas de conteúdo, foram encontrados 774 erros de acessibilidade, com média de 0,83 problema por página. Quase todos problemas de acessibilidade encontrados foram corrigidos, exceto aqueles que dependiam de alteração de conteúdo pelos professores. Entre junho e dezembro de 2021, esta iniciativa consumiu aproximadamente 386 horas ou 2,5 meses de trabalho de uma pessoa. Ficou evidente que a produção de materiais didáticos digitais precisa de cuidados específicos para acessibilidade e que um avaliador automático pode auxiliar profissionais de Informática a começarem a abordar a acessibilidade na programação web.

Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Programação web. WCAG.

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Publicado

03-08-2022

Como Citar

Silva, B. S. da, & Sousa, P. H. S. de. (2022). Avaliação Automática de Acessibilidade dos Materiais Didáticos de Cursos Técnicos de Informática. EaD Em Foco, 12(2), e1809. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1809

Edição

Seção

Estudos de Caso