A Política de Cooperação como Estratégia para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual na Educação a Distância

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1784

Resumen

Esta pesquisa aborda a importância da adoção de estratégias inclusivas na educação a distância (EAD), com o objetivo de oferecer uma aprendizagem de qualidade para todos. O presente estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, apresenta os resultados de entrevistas com 21 voluntários com deficiência visual, em relação as razões para escolher a EAD e suas percepções sobre a acessibilidade nessa modalidade educativa. Também analisamos a contribuição da cooperação entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de um curso a distância (como por exemplo alunos, professores, profissionais de informática, entre outros) para a promoção de uma comunicação acessível. A partir dos dados obtidos, concluímos que a política de cooperação é uma potente estratégia de inclusão de pessoas com deficiência visual na EAD, ao promover a diminuição de barreiras comunicacionais e aumentar a troca de conhecimento entre todos.

Palavras-chave: Deficiência visual. Educação a distância. Inclusão. Política de cooperação. Tecnologia assistiva.

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em: 23 abr. 2022.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Tavares, D. C. ., Oliveira, S. de, Santos, F., & Bassani, P. (2022). A Política de Cooperação como Estratégia para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual na Educação a Distância. EaD Em Foco, 12(2), e1784. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1784

Número

Sección

Estudos de Caso