Universidade Corporativa e suas Configurações na Formação Laboral: uma Revisão no Contexto Acadêmico e Organizacional

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender configurações da Universidade Corporativa de acordo com artigos publicados em periódicos das áreas de Ensino e Administração. São analisados 16 artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 2001 a 2019, com classificação A1, A2, B1, B2 e B3, pelo sistema de classificações de periódicos da CAPES 2013-2016. Decorrente dos procedimentos da Análise de Conteúdo, emergiu-se quatro categorias de análise: 1: Universidade para quê? descrevendo as principais razões que levaram à adoção da configuração da Universidade Corporativa. 2: Quem instrui? indicando quais agentes são responsáveis pela instrução na formação das pessoas envolvidas. 3: Quem aprende? apresentando os meios pelos quais são direcionadas as formações e 4: Quais Métodos e Recursos? discorrendo sobre quais recursos são utilizados para tais formações. Em suma, a pesquisa contribui para a compreensão das configurações já existentes, apontando que não existe modelo ideal. Cada estrutura possui suas forças e fragilidades, que servem como base para a implantação de Universidades Corporativas futuras.

Palavras-chave: Educação corporativa. Universidade corporativa. Ensino. administração. Análise de conteúdo. EaD

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Biografía del autor/a

Marcia Lopes de Moraes Sella, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar (Concluí­do em 2020). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (2013) e Bacharel em Administração de Empresas (Concluí­do em 2010). Integrante da Cooperativa Educacional Usina de Conteúdos desde 2020. Carreira profissional desenvolvida na área: Acadêmica (Docência), Administrativa (Recursos Humanos) e Comercial (Atendimento ao cliente). Experiências adquiridas por processos internos de empresas tradicionais do mercado.

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar

Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera Uniderp. Tem pós-doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR. Seus temas de interesse se centram na formação de professores e ramifica-se para os seguintes desdobramentos: avaliação da aprendizagem, análises textuais, inovações no processo de ensino e aprendizagem e Educação do Campo.

Angela Meneghello Passos, Instituto Federal do Paraná

Pós doutoramento em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2017), Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2014), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2009), Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1987 - 1988). Docente do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Campus Londrina. Pesquisadora do grupo de pesquisa EDUCIM - Educação em Ciências e Matemática. Autora de livros didáticos de Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Dedica-se às seguintes linhas de pesquisa: Formação de professores; Ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências.

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Polí­tica e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: FORCHILD - Formação de Professores: Currí­culo, História, Linguagem e Desenvolvimento Profissional. Os resultados de pesquisa foram publicados em revista e anais de congressos nacionais e internacionais na área.

Citas

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AUTOR 01

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Publicado

2022-09-26

Cómo citar

Sella, M. L. de M. ., Carvalho, D. F. ., Passos, A. M. ., & Garcia Silva, A. da F. . (2022). Universidade Corporativa e suas Configurações na Formação Laboral: uma Revisão no Contexto Acadêmico e Organizacional . EaD Em Foco, 12(2), e1752. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752

Número

Sección

Artí­culo de investigación