Universidade Corporativa e suas Configurações na Formação Laboral: uma Revisão no Contexto Acadêmico e Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752Resumen
Este artigo tem como objetivo compreender configurações da Universidade Corporativa de acordo com artigos publicados em periódicos das áreas de Ensino e Administração. São analisados 16 artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 2001 a 2019, com classificação A1, A2, B1, B2 e B3, pelo sistema de classificações de periódicos da CAPES 2013-2016. Decorrente dos procedimentos da Análise de Conteúdo, emergiu-se quatro categorias de análise: 1: Universidade para quê? descrevendo as principais razões que levaram à adoção da configuração da Universidade Corporativa. 2: Quem instrui? indicando quais agentes são responsáveis pela instrução na formação das pessoas envolvidas. 3: Quem aprende? apresentando os meios pelos quais são direcionadas as formações e 4: Quais Métodos e Recursos? discorrendo sobre quais recursos são utilizados para tais formações. Em suma, a pesquisa contribui para a compreensão das configurações já existentes, apontando que não existe modelo ideal. Cada estrutura possui suas forças e fragilidades, que servem como base para a implantação de Universidades Corporativas futuras.
Palavras-chave: Educação corporativa. Universidade corporativa. Ensino. administração. Análise de conteúdo. EaD
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