Corporative University and yours Configuration in the Work Education: a Review in the Organization and Academy Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752

Abstract

The goal of this paper is to understand the configurations of the Corporate University according to articles published in journals in the fields of Education and Administration. Sixteen articles published in national journals from 2001 to 2019 are analyzed, with classification A1, A2, B1, B2 and B3, according to the CAPES journal classification system for the 2013-2016 quadrennium. As a result of the Content Analysis procedures, four categories of analysis emerged: 1: University for what? describing the main reasons that led to the adoption of the Corporate University configuration. 2: Who instructs? indicating which agents are responsible for instructing the people involved. 3: Who learns? presenting the means by which the trainings are directed and 4: Which Methods and Resources? discussing which resources are used for such training. In short, the research contributes to the understanding of existing configurations, pointing out that there is no ideal model. Each structure has its strengths and weaknesses, which serve as a basis for the implementation of future Corporate Universities.

Keywords: Corporative education. Corporate university. Teaching. Management. Content analysis. EaD.

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Author Biographies

Marcia Lopes de Moraes Sella, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar (Concluí­do em 2020). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (2013) e Bacharel em Administração de Empresas (Concluí­do em 2010). Integrante da Cooperativa Educacional Usina de Conteúdos desde 2020. Carreira profissional desenvolvida na área: Acadêmica (Docência), Administrativa (Recursos Humanos) e Comercial (Atendimento ao cliente). Experiências adquiridas por processos internos de empresas tradicionais do mercado.

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar

Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera Uniderp. Tem pós-doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR. Seus temas de interesse se centram na formação de professores e ramifica-se para os seguintes desdobramentos: avaliação da aprendizagem, análises textuais, inovações no processo de ensino e aprendizagem e Educação do Campo.

Angela Meneghello Passos, Instituto Federal do Paraná

Pós doutoramento em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2017), Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2014), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2009), Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1987 - 1988). Docente do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Campus Londrina. Pesquisadora do grupo de pesquisa EDUCIM - Educação em Ciências e Matemática. Autora de livros didáticos de Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Dedica-se às seguintes linhas de pesquisa: Formação de professores; Ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências.

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Polí­tica e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: FORCHILD - Formação de Professores: Currí­culo, História, Linguagem e Desenvolvimento Profissional. Os resultados de pesquisa foram publicados em revista e anais de congressos nacionais e internacionais na área.

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Published

2022-09-26

How to Cite

Sella, M. L. de M. ., Carvalho, D. F. ., Passos, A. M. ., & Garcia Silva, A. da F. . (2022). Corporative University and yours Configuration in the Work Education: a Review in the Organization and Academy Context. EaD Em Foco, 12(2), e1752. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752

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Original Articles