Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (Paesa) e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem em Saúde Ambienta (Casa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1705

Resumo

A Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), executou, nos anos de 2018 e 2019, o Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (Paesa), no estado do Amapá. O programa se consistiu na aplicação de estudos estratégicos voltados à saúde ambiental em instituições de ensino e no atendimento aos povos e comunidades tradicionais, referente à qualidade da água e seu impacto na saúde da população local. Este artigo apresenta um dos projetos do programa, a construção de uma Comunidade de Aprendizagem em Saúde Ambiental (Casa), cujo objetivo foi conceber, em parceria com professores de escolas públicas do estado do Amapá, um banco de boas práticas no qual pudessem ser compartilhadas as experiências vivenciadas pelos alunos e docentes, além de oportunizar o compartilhamento dos objetos de aprendizagem, construídos em sala de aula, referentes à questão da qualidade da água nas instituições de ensino públicas do estado e além de seus muros. O objetivo principal da Casa foi implementar e avaliar o impacto do uso da estratégia proposta como instrumento de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da proteção como forma de garantia da saúde da população. Através de uma ferramenta online, pretendeu-se avaliar as contribuições de estratégias educativas baseadas na criação dessa comunidade como promoção de reflexão crítica e mobilizadora, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes positivas em relação a uma aprendizagem continuada sobre saúde ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Hermí­nia Schenkel, Universidade Federal Fluminense

Gerente de EaD e Produção Acadêmica/ Diretoria de Gestão de Educação/Defesa Civil do estado de Santa Catarina e Pós-doc na UFF.

Estefan Monteiro da Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Geologia e Geofí­sica/LAGEMAR – Laboratório de Geologia Marinha, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense.

Referências

BARROS, L. M. Hibridações estéticas midiatizadas: diálogos entre música e quadrinhos. PPGCOM – ESPM, Comunicação mí­dia e consumo, [s. l.], ano 10, v. 28, p. 87-113, mai./ago. 2013. Disponí­vel em: http://docplayer.com.br/22296423-Hibridacoes-esteticas-midiatizadas-dialogos.html. Acesso em: 20 jul. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

FUNDAÇíO OSWALDO CRUZ: FIOCRUZ. AP: Precariedade do saneamento básico de Macapá é fator de injustiça ambiental e de comprometimento das condições de trabalho e promoção humana da população mais atingida. In: FUNDAÇíO OSWALDO CRUZ: FIOCRUZ. Mapa de conflitos: injustiça ambiental e saúde no Brasil. 2010. Disponí­vel em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/ap-precariedade-do-saneamento-basico-de-macapa-e-fator-de-injustica-ambiental-e-de-comprometimento-das-condicoes-de-trabalho-e-promocao-humana-da-populacao-mais-atingida/. Acesso em: 18 out. 2020.

KILPATRICK, S.; BARRETT, M.; JONES, T. Defining learning communities. In: Joint AARE/NZARE Conference, 2003, Auckland. Anais [...]. Auckland: Australian Association for Research in Education, 2003. Disponí­vel em: https://www.aare.edu.au/data/publications/2003/jon03441.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. São Paulo: Departamento de Ciência de Computação e Estatí­stica – IBILCE – UNESP, 2013. Disponí­vel em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

MELLO, R. R.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possí­vel. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

PARDAL, L.; LOPES, E. Métodos e técnicas de investigação social. Porto: Areal Editores, 2011.

SCHENKEL, M. H. A construção do e-portfólio reflexivo como instrumento avaliativo das e para as aprendizagens em educação a distância. 2017. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2017.

YARNIT, M. Whatever became of the learning city?

Journal of Adult and Continuing Education, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 24-35, 1 nov. 2015. Disponí­vel em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.7227/JACE.21.2.3. Acesso em: 22 set. 2020.

Publicado

08-06-2022

Como Citar

Schenkel, M. H., & Fonseca, E. M. da . (2022). Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (Paesa) e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem em Saúde Ambienta (Casa). EaD Em Foco, 12(2), e1705. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1705

Edição

Seção

Artigos Originais