Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (Paesa) e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem em Saúde Ambienta (Casa)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1705Resumen
A Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), executou, nos anos de 2018 e 2019, o Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (Paesa), no estado do Amapá. O programa se consistiu na aplicação de estudos estratégicos voltados à saúde ambiental em instituições de ensino e no atendimento aos povos e comunidades tradicionais, referente à qualidade da água e seu impacto na saúde da população local. Este artigo apresenta um dos projetos do programa, a construção de uma Comunidade de Aprendizagem em Saúde Ambiental (Casa), cujo objetivo foi conceber, em parceria com professores de escolas públicas do estado do Amapá, um banco de boas práticas no qual pudessem ser compartilhadas as experiências vivenciadas pelos alunos e docentes, além de oportunizar o compartilhamento dos objetos de aprendizagem, construídos em sala de aula, referentes à questão da qualidade da água nas instituições de ensino públicas do estado e além de seus muros. O objetivo principal da Casa foi implementar e avaliar o impacto do uso da estratégia proposta como instrumento de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da proteção como forma de garantia da saúde da população. Através de uma ferramenta online, pretendeu-se avaliar as contribuições de estratégias educativas baseadas na criação dessa comunidade como promoção de reflexão crítica e mobilizadora, possibilitando a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes positivas em relação a uma aprendizagem continuada sobre saúde ambiental.
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