O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1683

Resumen

O artigo explicita resultados de pesquisas que tratam da educação a distância pelo viés do campo educacional, tendo como foco os conceitos de qualidade e de inovação. Essa triangulação é construída pela centralidade que estes temas assumem no contexto educacional, a partir das políticas educacionais em curso. Trata-se de pesquisa do tipo revisão sistemática de literatura, tendo como fonte de pesquisa a base Scielo, considerada a partir de suas dezesseis coleções internacionais e a nacional. Foram encontrados vinte e seis artigos entre 2007 e 2017, sendo vinte sobre qualidade e seis sobre inovação, o que explicita uma preocupação maior do campo com a temática da qualidade. Também ficou evidenciado que dentre as coleções analisadas, o campo educacional brasileiro apresentou maior produção, seguido de Ífrica do Sul, Costa Rica, México, Portugal e Cuba. Os trabalhos analisados indicam aspectos que devem ser atendidos para a oferta de cursos com qualidade. Trata-se de indicadores que envolvem três aspectos: i) os insumos educativos iniciais, como: ambiente de aprendizagem, infraestrutura, material didático, sistemas de comunicação, internet, computadores, desenho instrucional do curso; ii) indicadores de processo: gestão acadêmica; formação de equipe multidisciplinar; formas de interação aluno-professor-tutor e aluno-aluno; e iii) processos de avaliação: instrumentos inovadores de avaliação; avaliação do rendimento, taxas de evasão, formas de diagnosticar a satisfação dos alunos. Observa-se a necessidade de pesquisas com foco empírico, em caráter longitudinal e com formação de rede de pesquisadores, como sugestão para que o campo da educação possa ampliar o seu potencial em contribuir com o tema.

Palavras-chave: Educação a distância. Qualidade. Inovação.

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Biografía del autor/a

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora e pós-doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Francielle Priscyla Pott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Dourados.

Regina Farias de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Engenharia de Produção - Mí­dia e Conhecimento - pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Técnica de ní­vel superior da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2022-06-13

Cómo citar

Real, G. C. M., Pott, F. P., & Souza, R. F. de. (2022). O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?. EaD Em Foco, 12(2), e1683. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1683

Número

Sección

Artí­culo de investigación