Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1679Resumen
O artigo compara o perfil de alunos que responderam que cursariam uma disciplina remota mesmo fora do contexto da pandemia, com o foco na comparação entre alunos mais jovens (16 a 24 anos) e alunos adultos (25 anos ou mais). A análise considera dois conjuntos de explicações: 1) informações sobre o aluno, como sexo, período em que está matriculado e carga horária de dedicação ao curso e características do curso em que está matriculado e 2) dificuldades que enfrentaram com a implementação do ensino remoto. Os dados são provenientes de uma pesquisa de autoavaliação institucional interna, realizada no primeiro semestre de 2020. A técnica de análise utilizada foi a de análise de correspondência, além da análise descritiva dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos mais velhos e interessados em cursar uma disciplina remota estão matriculados nos períodos finais dos cursos e dedicam menor número de horas semanais aos estudos. Quanto às dificuldades, o grupo mais jovem relata, com maior frequência, falta de concentração, enquanto os mais velhos relatam dificuldades de ordem tecnológica. Mas, os alunos que fariam uma disciplina remota não estão associados a nenhuma dificuldade. Os dados apresentados revelam que o perfil do aluno que se interessa pelo ensino remoto mesmo em um contexto fora da pandemia se aproxima daquele que opta pelo ensino à distância, e que a experiência de cada aluno no contexto da pandemia e do regime letivo remoto aponta para uma maior ou menor resistência ao ensino remoto, em um contexto fora da pandemia.
Palavras-chave: Ensino remoto. Pandemia da COVID-19. Perfil discente.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 1, 20 dez. 2005.
CERUTTI, Elisabete. Concepções do aluno em relação í docência nos cursos de licenciatura em tempos de cibercultura. Tese de Doutorado em Educação pela PUCRGS. Rio Grande do Sul: [S.I.], 2013. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5808/1/000457554-Texto%2bCompleto-0.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.
GODOI, Mailson Alan de; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales. O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem. EaD Em Foco – Revista Científica em Educação a Distância, v.6, n. 2, 2016.
GONÇALVES, Vitor. Convidados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 43-53, jul. 2020.
MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes et al. Saúde mental na pandemia de COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 46-68, abr. / jun. 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes; AMARAL, Ludmila de Oliveira; SERAFIM, Luciana BATISTA; Berti, Marina de Sousa. (2012). O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud) (pp. 1-12). Recife, PE.
MINGOTI, Sueli Aparecida. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada. Uma abordagem aplicada. Editora UFMG, 2005.
NHANTUMBO, Telma Luís. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face í pandemia de COVID-19: impasses e desafios. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. 24, n. 2, p. 556-571, jul. / dez. 2020.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 17-24, 2020.
RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/>. Acesso em 21 ago. 2020.
SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19, p. 3-15, mai. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50449/33467 Acesso em: 27 jul. 2020.
SILUK, Ana Cláudia Pavão; SILVA, André Hellvig da; DALCIN, Eduardo. O ALUNO EM FOCO NO EaD: PERFIL E COMPETÊNCIAS. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.