Curso de Formação de Professores Tutores: um Enfoque em Competências Pedagógicas e Tecnológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1662

Resumen

A Educação a Distância (EaD) vem possibilitando transformações significativas nas formas de ensinar e aprender, evidenciando a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do Professor Tutor. Esse profissional normalmente encontra situações que exigem diferentes competências pedagógicas e tecnológicas para que ultrapasse as dificuldades de atuação em EaD. Nesse sentido, a necessidade de formação de professores tutores, com enfoque nas competências pedagógicas e tecnológicas, se faz pulsante nas Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam tal modalidade. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que se buscou apresentar uma proposta aplicada de um curso de formação de professores tutores para EaD, intitulado "EuTutor", objetivando o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas, e apresentar as percepções dos envolvidos após a realização do curso. As interações e as atividades propostas no curso de formação, a partir de materiais elaborados, foram analisadas por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. A pesquisa definiu-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como resultado, o tempo proposto para o curso no Schoology (Ambiente Virtual de Aprendizagem), foi adequado, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar reflexões e produções de materiais que indicaram o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas dos cursistas, minimizando as dificuldades iniciais levantadas em relação às competências. Considera-se que o curso de formação permitiu direcionar os participantes a reflexões válidas e enriquecedoras, voltadas para uma prática de ensino adequada à modalidade de EaD e às particularidades da função de tutoria.

Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores tutores. Competências pedagógicas e tecnológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, T. P. O trabalho docente na educação a distância: professor ou tutor?. 2017. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHAR, P. A. et al. (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHRENS, M. A. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, p.73-140.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 7 ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

BENINI, E. G.; FERNANDES, M. D. E.; ARAUJO, C. B. Z. M. Educação a distância: configurações, polí­ticas e contradições engendradas no trabalho docente. Polí­tica & Sociedade, Santa Catarina, v. 14, n. 29, p.67-97, jun. 2015. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n29p67/29407. Acesso em: 13 fev. 2019.

BORGES, F. V. A.; SOUZA, E. R. Competências essenciais ao trabalho tutorial: estudo bibliográfico. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 1., 2012, São Carlos. Anais [...] São Carlos: UFSCar, 2012.

MACHADO, L. C. Ser Professor Formador de Professores a Distância: perspectivas constitutivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p.251-270, jan./mar., 2017. Disponí­vel em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/

dialogoeducacional/article/viewFile/2848/2770. Acesso em: 30 jan. 2019.

MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. R.; MAZZARDO, M. D. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Rio Grande do Sul, v. 11, n. 3, p.1-10, dez. 2013. Disponí­vel em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/44468/28213. Acesso em: 03 fev. 2019.

MATTAR, J. Guia da Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA,

M. R. G. (org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de;

MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, 2015. Disponí­vel em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

ROSAS, F. W.; BEHAR, P. A. Competência para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores. Revista e-Curriculum, [s.l.] v. 13, n. 1, p. 87-108, 2015. Disponí­vel em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/13676. Acesso em: 23 mar. 2019.

SOARES JUNIOR, C. P. A tutoria nos cursos de licenciatura a distância: saberes docentes e a formação continuada. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, UEG, Anápolis-GO, 2017.

SOUSA, V. C. de. Formação pedagógica de tutores para o ensino a distância - EaD na Universidade Estadual do Ceará – UECE. 2017. 98 p. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, 2017.

TENÓRIO, A.; ALMEIDA, A. C. C.; TENÓRIO, T. Percepções de Tutores sobre a Influência de Competências Pedagógicas no Ensino-Aprendizagem a Distância. Educa On-line, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p.1-18, dez. 2015. Disponí­vel em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaon-line&page=

article&op=view&path%5B%5D=771&path%5B%5D=721. Acesso em: 02 ago. 2019.

TENÓRIO, A. et al. Ferramentas da educação a distância: a visão do tutor. EaD em foco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 48-60, 2014. Disponí­vel em: http://eademfoco.cecierj.

edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49. Acesso em: 05 mar. 2019.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set/dez 2005. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 06 mar. 2019.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências: uma proposta para o currí­culo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2022-02-09

Cómo citar

Bussade, J., & Lopes, A. M. de A. . (2022). Curso de Formação de Professores Tutores: um Enfoque em Competências Pedagógicas e Tecnológicas. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1662

Número

Sección

Artí­culo de investigación