Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644

Resumen

Esta pesquisa investigou os motivos que levaram os estudantes à desistência do curso Lei das Íguas, oferecido pelo Portal de Capacitação da Agência Nacional de Íguas e Saneamento Básico (ANA), configurando evasão. Para atingir esse objetivo, a coleta de dados consistiu na análise do curso e dos relatórios associados disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionário fechado e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados das entrevistas semiestruturadas foi realizada de acordo com a análise de conteúdo e para a sistematização, a triangulação metodológica. Os resultados apontam que os motivos de evasão dos estudantes nesse curso estão relacionados a falta de tempo para dedicação ao curso e problemas familiares.

Palavras-chave: Evasão. Cursos on-line. MOOC.

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Publicado

2022-05-03

Cómo citar

Rodrigues, M. L. L., & Maltempi, M. V. (2022). Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644

Número

Sección

Estudos de Caso