Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644

Resumo

Esta pesquisa investigou os motivos que levaram os estudantes à desistência do curso Lei das Íguas, oferecido pelo Portal de Capacitação da Agência Nacional de Íguas e Saneamento Básico (ANA), configurando evasão. Para atingir esse objetivo, a coleta de dados consistiu na análise do curso e dos relatórios associados disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionário fechado e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados das entrevistas semiestruturadas foi realizada de acordo com a análise de conteúdo e para a sistematização, a triangulação metodológica. Os resultados apontam que os motivos de evasão dos estudantes nesse curso estão relacionados a falta de tempo para dedicação ao curso e problemas familiares.

Palavras-chave: Evasão. Cursos on-line. MOOC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA [ABED]. Censo EAD.BR: relatório analí­tico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Tradução Camila Rosa. Curitiba: Intersaberes, 2019. Tí­tulo traduzido Censo EAD.BR: analytic report of distance learning in Brazil 2018. Disponí­vel em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

ABREU-E-LIMA, D; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições [online], Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, maio/ago. 2011. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000200013. Acesso em: 11 jun. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011. 229 p.

BATES, T. Comparing x MOOCs and cMOOCs: philosophy and practice. [Blog Online Learning and Distante Education Resources], 13 out. 2014. Disponí­vel em: http://www.tonybates.ca/2014/10/13/comparing-xmoocs-and-cmoocs-philosophy-and-practice/. Acesso em: 12 jun. 2021.

BEHAR, P. A.; SILVA, K. K. A. Mapeamento de Competências: um foco no aluno da Educação a Distância. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, RS, v. 10, n. 3, dez. 2012. Disponí­vel em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/5a-ketia.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

BELENGER, Y; THORNTON, J. Biolectricity: A Quantitative Approach. Duke"™s University"™s First MOOC, 2013. Disponí­vel em: https://dukespace.lib.duke.edu/dspace/bitstream/handle/10161/6216/Duke_Bioelectricity_MOOC_Fall2012.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 jun. 2021.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p. 68-80, janeiro-julho/2005. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 12 jun. 2021.

CAMPOS, L. C.; MARQUES, E. V.; CÂNDIDO, C. C. Estudo de caso: Educação a distância: um estudo das habilidades tecnológicas e desempenho dos discentes. Revista Interdisciplinar Cientí­fica Aplicada, Blumenau, v. 6, n. 4, p. 98-121, TRI IV, 2012. ISSN 1980-7032 1. Disponí­vel em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/534/418. Acesso em: 11 jun. 2021.

CANO, E. V.; MENESES, E. L.; SíNCHEZ-SERRANO, J. L. S. La expansión del conocimiento en aberto: los MOOC. Barcelona: Octaedro, 2013.

DOWNES, S. Connectivism and connective knowlodge: essays on meaning and learning network. Canada: National Research Council, 2012. Disponí­vel em: https://oerknowledgecloud.org/sites/oerknowledgecloud.org/files/Connective_Knowledge-19May2012.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

FIGARO, R. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 16, n. 2, p. 124-131, maio/agosto 2014. Disponí­vel em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.162.06/4196. Acesso em: 13 jun. 2021.

ISLER, G. L.; MACHADO, A. A. Motivação discente em cursos na modalidade de educação í distância (EaD): fatores que influenciam. Revista Nupem, Campo Mourão, PR, v. 5, n. 9, p. 67-84, jul./dez. 2013. Disponí­vel em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/270/259. Acesso em: 11 jun. 2021.

KAY, J. et al. "MOOCs: So Many Learners, So Much Potential"¦". IEEE Intelligent Systems, n. 3, p. 70-77, 2013.

MARTINEZ, M. High attrition rates in e-learning: challenges, predictors, and solutions. The Elearning Developers"™ Journal, Santa Rosa, CA, jul. 2003. Disponí­vel em: https://www.learningguild.com/pdf/2/071403mgt-l.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

MARTINS, R. X. et al. Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, PA. Anais [...]. Belém: ESUD, 2013. p. 1-15. Disponí­vel em: https://scholar.google.com/scholar_url?url=https://www.academia.edu/download/33368204/dropout-in-distance-learning-courses.pdf&hl=pt-BR&sa=T&oi=gsb-gga&ct=res&cd=0&d=16046704939093403973&ei=MQzEYLa6E4WVy9YPo6OPmAM&scisig=AAGBfm1I-z6tQQ1l53DClmdd5eDjcREFfQ. Acesso em: 11 jun. 2021.

MENDES, M. C. et al. Andragogia, métodos e didática do Ensino Superior: novo lidar com o aprendizado do adulto na EaD. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, La Rioja, Espanha, Edição Especial, n. extra 1, p. 1366-1377, 2012. Disponí­vel em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5556528.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO [MEC]. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasí­lia: Andifes/Abruem/Sesu/MEC, 1997.

PAVESI, M. A.; OLIVEIRA, D. E. M. B. Qual o lugar da motivação nas pesquisas sobre EaD? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO – EDUCERE, 10.; SEMINíRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE DA EDUCAÇíO – SIRSSE, 1., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC, 2011. Disponí­vel em: https://educere.bruc.com.br/cd2011/pdf/5408_3156.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

PERNA, L. et al. The life cycle of a million MOOC users. In: MOOC RESEARCH INITIATIVE CONFERENCE, 2013. Anais ["¦]. Universidade da Pensilvânia, 2013. 34 slides. Disponí­vel em: https://cdn-sv1.deepsense.ai/wp-content/uploads/2018/07/perna_ruby_boruch_moocs_dec2013.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

PLOURDE, M. MOOC: every letter is negotiable. [Flickr], 6 fev. 2013. Disponí­vel em: https://www.flickr.com/photos/mathplourde/8448541815. Acesso em: 11 jun. 2021.

POY, R.; GONZALES-AGUILAR, A. Factores de éxito de los MOOC: algunas consideraciones crí­ticas. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologia da Informação, n. E1, v. 3, p. 95-118, 2014.

RURATO, P. As caracterí­sticas dos aprendentes na educação í distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualização. Cibertextualidades, Porto, n. 4, p. 55-71, 2011. Disponí­vel em: http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2306/3/cibertxt_4_rurato_pt.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

RURATO, P.; GOUVEIA, L.; GOUVEIA, J. As caracterí­sticas dos Aprendentes na Educação a Distância: Factores de Motivação. Revista da FCT, n. 4, p. 80-92, 2007. ISSN 166-0480. Disponí­vel em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/com/prurato_revfct07.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

SCHNITMAN, I. M. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇíO, 3., 2010, Recife, PE. Anais [...]. Recife: NEHTE, 2010. p. 1-10. Disponí­vel em: http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Ivana-Maria-Schnitman.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 3-10, 2004.

TERRA, L. A. et al. Uma investigação sobre o papel motivador do tutor de acordo com a visão dos alunos dos cursos de capacitação do Ministério da Saúde. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 10., Mar del Plata, Argentina, 2010. Disponí­vel em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96921/UMA%20INVESTIGA%c3%87%c3%83O%20SOBRE%20O%20PAPEL%20MOTIVADOR%20DO%20TUTOR%20FRENTE%20A%20V.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 jun. 2021.

YUAN, L.; POWELL, S. MOOCs and Open Education: implications for Higher Education. Bolton, UK: CETIS/University of Bolton, 2013. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/265297666_MOOCs_and_Open_Education_Implications_for_Higher_Education. Acesso em: 11 jun. 2021.

Downloads

Publicado

03-05-2022

Como Citar

Rodrigues, M. L. L., & Maltempi, M. V. (2022). Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644

Edição

Seção

Estudos de Caso