(RE)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1632

Resumo

O ensino remoto emergencial foi criado para adaptar as práticas da educação formal. Esta ação, entendida como provisória, desvelou movimentos e urgências que estão para além do contexto de pandemia do novo Coronavírus. Neste artigo, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura para realizar um levantamento sobre os desafios apresentados no ensino emergencial remoto e traçar reflexões sobre as características necessárias nos docentes no mundo permeado pela cibercultura. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos docentes independem de nível de ensino: falta de formação para atuar com tecnologias; alunos apáticos e sem acesso à internet; docentes sobrecarregados com múltiplas atividades, são alguns deles. Conclui-se apontando a necessidade de uma formação docente que abarque distintas e novas competências e habilidades necessárias para sua atuação no contexto atual de ensino remoto e no ensino híbrido em um cenário pós-pandemia.

Palavras-chave: Formação docente. Tecnologias educativas. Ensino remoto.



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Biografia do Autor

Dorcas Janice Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação – tecnologias educativas pela Universidade do Minho – UMINHO, Mestre em Educação – estudos culturais pela ULBRA e Licenciada em Educação artí­stica – Artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Docente na Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado e pós-doutorado em Educação (Universidade do Minho).

Professora colaboradora no Programa pós-graduação Scricto Senso em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

08-04-2022

Como Citar

Weber, D. J., & Alves, E. J. . (2022). (RE)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor?. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1632

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