Contribuições para a Gestão de Pessoas em um Centro de Educação a Distância – CEAD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1619Resumen
Temos visto, por meio dos dados do Censo da Educação Superior, o aumento significativo dos cursos a distância e do número de alunos nessa modalidade. Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever como ocorre o processo de gestão de pessoas num Centro de Educação a Distância, considerando a necessidade de organização de uma equipe multidisciplinar. A experiência das autoras como gestores da EAD demonstra que é imprescindível que sejam identificados os inúmeros profissionais necessários para o funcionamento adequado do setor, pensadas algumas estratégias para um trabalho em equipe integrado e que haja suporte na estrutura organizacional através de um sistema informacional que auxilie na logística dos processos. Como considerações finais, ressaltamos a observação a três fatores essenciais que precisam estar alinhados, quais sejam: a escolha do profissional, a valorização do trabalho desenvolvido pela equipe e o desenvolvimento do sistema de produção. Estes são elementos representativos do comportamento organizacional que poderão garantir uma maior eficiência e eficácia no resultado do trabalho.
Palavras-chave: Trabalho em equipe. Equipe multidisciplinar. EAD.
Descargas
Citas
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2019/2020. Curitiba: InterSaberes, 2021. Disponível em http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1986/2021/03/censoead.br_-_2019/2020
BRASIL. Portaria MEC Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, n. 239, de 11 de dezembro de 2019 - Seção 1 - p. 131. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913.
COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
GOLDCHLEGER, L. P.; IVOGLO, M.; COLOMBO, S. S. Gestão do capital humano nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Instrumento de avaliação de cursos de graduação - presencial e a distância: reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasília: Inep, 2017. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/instrumentos-de-avaliacao
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2019: principais resultados. Brasília: Inep, 2020. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados
MOTTA, R. A. Tecnologia educacional no ensino superior: cenários da educação a distância e a avaliação institucional. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: UNB, 2003.
SILVA, R. dos S. Gestão de EAD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.
TOFIK, D. S. A gestão acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.