Contribuições para a Gestão de Pessoas em um Centro de Educação a Distância – CEAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1619

Resumo

Temos visto, por meio dos dados do Censo da Educação Superior, o aumento significativo dos cursos a distância e do número de alunos nessa modalidade. Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever como ocorre o processo de gestão de pessoas num Centro de Educação a Distância, considerando a necessidade de organização de uma equipe multidisciplinar. A experiência das autoras como gestores da EAD demonstra que é imprescindível que sejam identificados os inúmeros profissionais necessários para o funcionamento adequado do setor, pensadas algumas estratégias para um trabalho em equipe integrado e que haja suporte na estrutura organizacional através de um sistema informacional que auxilie na logística dos processos. Como considerações finais, ressaltamos a observação a três fatores essenciais que precisam estar alinhados, quais sejam: a escolha do profissional, a valorização do trabalho desenvolvido pela equipe e o desenvolvimento do sistema de produção. Estes são elementos representativos do comportamento organizacional que poderão garantir uma maior eficiência e eficácia no resultado do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho em equipe. Equipe multidisciplinar. EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Graduação em Relações Públicas, mestrado e doutorado em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora no Curso de Jornalismo, Coordenadora no Setor de Produção da UFN Virtual, da Universidade Franciscana. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com Atividade EAD.

Referências

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analí­tico da aprendizagem a distância no Brasil 2019/2020. Curitiba: InterSaberes, 2021. Disponí­vel em http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1986/2021/03/censoead.br_-_2019/2020

BRASIL. Portaria MEC Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, n. 239, de 11 de dezembro de 2019 - Seção 1 - p. 131. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponí­vel em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913.

COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

GOLDCHLEGER, L. P.; IVOGLO, M.; COLOMBO, S. S. Gestão do capital humano nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Instrumento de avaliação de cursos de graduação - presencial e a distância: reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasí­lia: Inep, 2017. Disponí­vel em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/instrumentos-de-avaliacao

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2019: principais resultados. Brasí­lia: Inep, 2020. Disponí­vel em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados

MOTTA, R. A. Tecnologia educacional no ensino superior: cenários da educação a distância e a avaliação institucional. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasí­lia: UNB, 2003.

SILVA, R. dos S. Gestão de EAD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.

TOFIK, D. S. A gestão acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

21-02-2022

Como Citar

Pereira, F. da C., & Lopes, T. de A. M. . (2022). Contribuições para a Gestão de Pessoas em um Centro de Educação a Distância – CEAD. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1619

Edição

Seção

Estudos de Caso