EDUCACIÓN FÍSICA Y EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA: PERCEPCIONES DE DIFERENTES SUJETOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1580

Resumen

A pandemia da COVID-19 impactou a sociedade brasileira, desencadeando medidas de prevenção à doença, restringindo espaços considerados de alto risco e induzindo o fechamento de escolas por tempo indeterminado. Desse modo, o Ministério da Educação através da Portaria nº 544, substituiu as aulas presenciais por remotas durante a pandemia, configurando assim o ensino remoto emergencial. Institucionalizado, este ensino fomenta questionamentos e incertezas sobre seus efeitos no processo pedagógico, principalmente relacionados à Educação Física devido seu caráter particular de aprendizado. Assim, este trabalho investigou percepções e impressões de diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da EF escolar frente ao ensino remoto emergencial. A coleta de dados ocorreu por convite, através de questionário de caráter misto com dez questões entre abertas e fechadas, aplicadas de forma virtual. Utilizamos estatística descritiva de frequência e porcentagem e Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para análise dos dados. Os achados mostram que há diferenças expressivas nas percepções sobre o ensino remoto emergencial e seus efeitos no processo escolar, dividindo opiniões e impressões sobre a temática. Além disso, os dados apresentam percepções mais concordantes referentes à perda nas relações entre professor/aluno no processo pedagógico, dificuldades de acesso e sobre o crescimento da inatividade física dos alunos nesse período. Por fim, apesar das dificuldades enfrentadas, os sujeitos caracterizam o ensino remoto emergencial como uma estratégia parcialmente positiva para o aprendizado do componente curricular.

Palavras-chave: Educação física. Ensino remoto emergencial. Percepções. Sujeitos.

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Biografía del autor/a

José Antonio da Silva Ferreira Júnior, Universidad Federal de la Pampa

Graduado em Educação Fí­sica com Habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa 2017/2021 e colaborador externo do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Fisiologia.

Letí­cia Corrêa Vaz, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF - UNIPAMPA) e Integrante do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Fisiologia.

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Publicado

2021-10-22

Cómo citar

Ferreira Júnior, J. A. da S., Vaz, L. C. ., & Souza, M. A. de. (2021). EDUCACIÓN FÍSICA Y EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA: PERCEPCIONES DE DIFERENTES SUJETOS. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1580