Fatores que Influenciam a Satisfação de Discentes com Instituições Educacionais na Modalidade a Distância no Ensino Superior Brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1572

Resumen

O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores antecedentes que afetam a qualidade percebida do curso e a posterior satisfação dos alunos com instituições de ensino superior na modalidade a distância. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com corte transversal e dados quantitativos obtidos por meio de aplicação de questionário eletrônico. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os construtos de suporte à aprendizagem, risco financeiro e habilidade tecnológica influenciam a qualidade percebida do curso que, por sua vez, impacta positivamente a satisfação com a instituição de ensino pelos discentes. Logo, há contribuição teórica para a área de ensino-aprendizagem. De forma prática, os resultados confirmam caminhos para a ampliação da modalidade EaD, contribuindo para o aprimoramento e a criação de novas tecnologias voltadas ao ensino EaD, assim como de metodologias de ensino, de forma a aumentar sua utilização exponencialmente, a adesão de mais alunos e o processo de melhoria contínua dos resultados.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Educação a distância. Qualidade percebida. Satisfação com instituições de ensino.

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Biografía del autor/a

Paulo de Jesus Santos Silva, FUCAPE Business School

Mestre em Contabilidade e Administração pela FUCAPE Business School - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças. MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade e Escola de Negócios Excelence. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Gestão Educacional e Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Análise de Sistemas pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Atualmente Analista Administrativo no Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

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Publicado

2022-02-23

Cómo citar

Silva, P. de J. S., & Bastos, S. A. P. (2022). Fatores que Influenciam a Satisfação de Discentes com Instituições Educacionais na Modalidade a Distância no Ensino Superior Brasileiro. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1572

Número

Sección

Artí­culo de investigación