A Genética de Dark: uma Experiência no Ensino de Ciências por Investigação no Ensino Remoto Emergencial.
Resumen
Manter o engajamento dos estudantes nas atividades pedagógicas de ensino remoto é um grande desafio. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) pode ser um caminho para superação dessas barreiras e para aquisição de competências importantes para o cidadão do século XXI. Assim, uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) de Genética foi criada a partir de uma série de ficção científica, e aplicada numa turma de ensino médio de uma escola técnica. O trabalho investigou as contribuições da SEI para o engajamento e a promoção de competências, a partir de questionários de avaliação da SEI e do desenvolvimento de atividades em grupo e individuais. Os estudantes se dedicaram às atividades individuais, apresentando bom desempenho, apesar da nota se referir apenas à sua entrega, evidenciando engajamento comportamental. Através de relatos, verificamos engajamento emocional nas atividades. Os estudantes construíram trabalhos autorais em grupo, com o uso da argumentação e aplicação dos conceitos biológicos de forma contextualizada. Ademais, a estratégia mostrou potencial para promover a aprendizagem de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, se mostrando uma boa alternativa para o ensino remoto emergencial.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Atividades investigativas. Ensino remoto. Engajamento. Conteúdos de aprendizagem.
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