A Genética de Dark: uma Experiência no Ensino de Ciências por Investigação no Ensino Remoto Emergencial.

Autores/as

Resumen

Manter o engajamento dos estudantes nas atividades pedagógicas de ensino remoto é um grande desafio. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) pode ser um caminho para superação dessas barreiras e para aquisição de competências importantes para o cidadão do século XXI. Assim, uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) de Genética foi criada a partir de uma série de ficção científica, e aplicada numa turma de ensino médio de uma escola técnica. O trabalho investigou as contribuições da SEI para o engajamento e a promoção de competências, a partir de questionários de avaliação da SEI e do desenvolvimento de atividades em grupo e individuais. Os estudantes se dedicaram às atividades individuais, apresentando bom desempenho, apesar da nota se referir apenas à sua entrega, evidenciando engajamento comportamental. Através de relatos, verificamos engajamento emocional nas atividades. Os estudantes construíram trabalhos autorais em grupo, com o uso da argumentação e aplicação dos conceitos biológicos de forma contextualizada. Ademais, a estratégia mostrou potencial para promover a aprendizagem de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, se mostrando uma boa alternativa para o ensino remoto emergencial.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Atividades investigativas. Ensino remoto. Engajamento. Conteúdos de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Larissa Tebaldi-Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. Professora do Departamento de Biologia e da Especialização em Educação e Divulgação Cientí­fica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

 

Gabriela Dias Bevilacqua, Colégio Pedro II

Doutora em Ensino de Ciências. Professora do Departamento de Biologia e Ciências e da Especialização em Ensino do Colégio Pedro II (CPII). Coordenadora Pedagógica do Espaço Ciência Viva.

 

Robson Coutinho-Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências. Professor do Instituto de Biofí­sica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor Cientí­fico do Espaço Ciência Viva. Orientador permanente do Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.

 

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Publicado

2021-11-10

Cómo citar

Tebaldi-Reis, L. ., Bevilacqua, G. D. ., & Coutinho-Silva, R. . (2021). A Genética de Dark: uma Experiência no Ensino de Ciências por Investigação no Ensino Remoto Emergencial. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1558