Discutindo o Uso das TDIC no Processo de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades de avaliação no contexto do Ensino Remoto (ER), tendo as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) como suporte. Para tal, realizou-se em 2020, uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que a principal contribuição da Educação a distância para o ER foi em relação aos processos avaliativos apoiados pelas TDIC. Além disso, evidenciou a necessidade de repensar as antigas práticas avaliativas, focadas mais na classificação e quantificação, procurando-se adotar avaliações diagnósticas e qualitativas. Vale destacar que para se alcançar esse objetivo os professores devem diversificar o processo de avaliação que os ajudem a definir, de forma clara, os critérios de avaliações para os estudantes. Os professores também foram orientados a apresentarem feedbacks às atividades desenvolvidas pelos estudantes. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como avaliar no ER, preparando melhor os professores para ressignificarem suas práticas avaliativas, fazendo delas um instrumento poderoso de construção de conhecimentos sólidos, os quais serão fundamentais para quando o ensino voltar para o presencial.
Palavras-chave: Ensino remoto. Avaliação. Tecnologias digitais
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