Elaboração de um Jogo de Perguntas e Respostas para os Processos e Ensino e Aprendizagem da COVID-19: Avaliação de Professores

Autores/as

Resumen

Em dezembro de 2019 teve início a disseminação do vírus SARS-CoV-2 na China e de lá rapidamente espalhou-se por todo o mundo. Essa pandemia ocasionou significativas mudanças na sociedade. No Brasil, os processos educacionais, bem como os materiais didáticos precisaram ser repensados a fim de ofertar conhecimento de forma remota para os estudantes. Nesse estudo foi desenvolvido um jogo digital, no formato de Quiz como atividade extensionista, com o objetivo de levar conhecimentos verídicos e confiáveis sobre a COVID-19. O jogo foi elaborado para estudantes do ensino fundamental e, antes de sua aplicação para os estudantes, foi primeiramente avaliado por professores. Os dados obtidos apontaram que o jogo se mostrou efetivo como material didático na concepção dos professores. Acredita-se que o jogo desenvolvido possa ser utilizado como ferramenta alternativa de ensino, com potencial para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos digitais. Ensino. COVID-19.

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Biografía del autor/a

André Victor Rocha Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

 

Diego Alves Simão, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

 

Karen Helen Batista de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

 

Sabrina Rosa Magalhães Garcia, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas – Bolsista PAEx/Universidade do Estado de Minas Gerias

Marisa Cristina Fonseca Casteluber, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

Silvia Quintão Savergnini, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerias

Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade do Estado de Minas Gerais

Citas

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Viana, A. V. R. ., Simão, D. A. ., Souza, K. H. B. de, Garcia, S. R. M. ., Casteluber, M. C. F., Savergnini, S. Q., & Costa, F. de J. . (2021). Elaboração de um Jogo de Perguntas e Respostas para os Processos e Ensino e Aprendizagem da COVID-19: Avaliação de Professores . EaD Em Foco, 11(2). Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1354