Un taller para profesores: posibilidades de difusión de tecnologías digitales para la enseñanza y el aprendizaje
Resumen
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da oficina Professor Criativo, oferecida na plataforma Moodle da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para professores e licenciandos durante a pandemia de Covid-19. A oficina apresentou algumas possibilidades de construção de materiais didáticos utilizando ferramentas digitais que podem auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho relata também as percepções dos cursistas sobre a oficina, as contribuições que ela trouxe aos participantes e busca também compartilhar os desafios e limitações que os atuais e futuros professores vêm enfrentando no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais. Para isso, foram coletados dados dos fóruns do Moodle, dos formulários e dos trabalhos realizados pelos cursistas, utilizando o método de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a maior parte dos cursistas possuem limitações para usar os recursos tecnológicos digitais. Os participantes também destacaram a necessidade desses recursos estarem contemplados na formação inicial do professor. As motivações que os levaram a participar da oficina são as de aperfeiçoamento profissional e atuação no contexto do ensino remoto. Os cursistas tiveram suas expectativas alcançadas e acreditam que os aprendizados irão auxiliar no ensino remoto como também no presencial. Os trabalhos e as falas dos cursistas demonstram o êxito da oficina. Por fim, evidencia-se a importância e a demanda existente por oficinas como esta para promover a formação continuada dos professores, especialmente agora, frente a esse grande desafio, durante a pandemia do Covid-19.
Palavras-chave: Oficina online. Formação continuada. Tecnologias digitais.
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