Análise Epistemológica do Currículo e das Ações Pedagógicas no Ensino Híbrido

Autores/as

  • Jorge Maurí­cio da Silva Brito Faculdade de Teologia e Ciências Humana (FATECH), Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED/AP) https://orcid.org/0000-0001-9426-2965
  • Edna Maria Biz Pasini Faculdade de Teologia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1111

Resumen

As novas tecnologias já fazem parte da nossa vida, de modo que já não podem ser vistas como simples recursos mas como instrumentos fundamentais para o exercício de nossa própria humanidade. O ensino híbrido é uma possibilidade de fusão entre os espaços virtual e presencial. Neste trabalho apresentamos uma reflexão crítica e significados para o que é ensino híbrido e qual a sua lógica de sistematização do conhecimento, com o fito de mostar as interrelações entre currículo e ações pedagógicas, experiência e conhecimento. O método adotado foi o de revisão teórica. E o principal resultado foi que a aprendizagem não será híbrida apenas se professor e aluno estiverem em lugares diferentes, mas na forma como a ação docente provoca a experiência do conhecimento nos alunos; a ideia de virtual não é a de espaço físico separado, mas de lugar onde a inteligência encontra subsídios adequados para se abrir a novos saberes.

Palavras-chaves: Análise. Ensino. Híbrido. Currículo. Ações pedagógicas

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Biografía del autor/a

Jorge Maurí­cio da Silva Brito, Faculdade de Teologia e Ciências Humana (FATECH), Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED/AP)

Professor 

Faculdade de Teologia e Ciências Humanas

Av. Profa. Cora de Carvalho, 1628, Central, Macapá - AP, Brasil

Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Av. Fab, 96 - Central, Macapá - AP, Brasil

 

Edna Maria Biz Pasini, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas

Mestre em Ciências da Religião (Faculdade UNIDA)
Licenciada em Pedagogia (Faculdade ATUAL)

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Publicado

2020-09-09

Cómo citar

Brito, J. M. da S., & Pasini, E. M. B. . (2020). Análise Epistemológica do Currículo e das Ações Pedagógicas no Ensino Híbrido. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1111

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